Site reúne informações sobre a história do violão brasileiro

Projeto conta com conteúdos como informações do instrumento e artistas, partituras e textos acadêmicos

por Gabriel de Sá AD Luna 15/09/2014 10:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução/Acervo Digital do Violão Brasileiro
Djalma de Andrade, o Bola Sete, um dos grandes nomes do violão nacional, tem rica obra detalhada no site (foto: Reprodução/Acervo Digital do Violão Brasileiro)
Há divergência, entre os historiadores, sobre a real origem do violão. Ninguém discorda, entretanto, que o instrumento encontrou terreno fértil no Brasil, onde surgiram músicos virtuosos e se desenvolveram movimentos estéticos apreciados mundo afora. De João Pernambuco a Guinga, passando por Garoto, Baden Powell e Raphael Rabello, a guitarra acústica e os mestres têm merecido atenção especial de pesquisadores como o pernambucano Alessandro Soares, que colocou no ar o portal Acervo digital do violão brasileiro.

A ideia é que o site do Acervo Digital do Violão Brasileiro seja referência sobre o tema, a partir de verbetes detalhados sobre os principais violonistas brasileiros, de todos os tempos. O pernambucano Alessandro Soares, em Brasília desde 1998, tem as colaborações dos pesquisadores e instrumentistas Alexandre Dias e Gilson Antunes e do biógrafo Jorge Mello na confecção do material. “A princípio, 150 verbetes estarão disponíveis para o público. Mas o plano é que o número aumente e novos colaboradores apareçam”, diz o idealizador, que se dedica ao portal há cinco anos. Soares, também violonista, exalta o fato de esse ser o primeiro portal dedicado exclusivamente ao instrumento, e gratuito.

O site conta com a discografia dos artistas, partituras com arranjos inéditos, banco de imagens, linha do tempo e uma rádio. “Apesar de ter nascido popular, nosso violão tem uma erudição muito grande. Então, a gente encontra características muito populares em Heitor Villa-Lobos, por exemplo, que é predominante erudito. E também um nível de complexidade e erudição agudos em compositores como Guinga, Marco Pereira e Nicanor Teixeira”, diferencia.

Conteúdo do site

Dicionário

» 150 verbetes de violonistas, dos mais renomados aos menos lembrados, desde 1600 aos dias atuais, com dados biográficos, obras analisadas, discografias, fotos e lista de intérpretes.

Discoteca
» Seleção de centenas de discos, com ficha técnica e imagens das capas e faixas para audição.

Biblioteca
» Resumo de livros com capa e ficha técnica, revistas, dissertações e teses sobre violão. Alguns serão liberados para download grátis.

Partituras
» Banco com 70 partituras em formato PDF para download gratuito.

Banco de imagens e videoteca
» Com digitalização de fotografias, documentos de valor histórico, charges e seleção de vídeos.

Rádio
» Acervo com milhares de músicas em MP3 em formato streaming para audição.

Agenda
» Eventos, cursos e shows relacionados ao violão.

Linha do tempo
» Informações em datas sobre períodos históricos do violão no país: desde o Brasil Colônia de Gregório de Matos.

MAIS SOBRE MÚSICA