Marcelo Camelo e Mallu Magalhães lançam CD e DVD da 'Banda do Mar'

Com participação do baterista português Fred Ferreira, o trio lança o primeiro álbum e DVD homônimo, com 12 músicas

por Rebeca Oliveira 03/09/2014 09:54

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pedro Trigueiro/Divulgação
Mallu Magalhães, Marcelo Camelo, Fred Ferreira anunciam shows pelo país (foto: Pedro Trigueiro/Divulgação)
“Eu não deixo o tempo parar”, cantarola Marcelo Camelo na música 'Cidade nova', que abre o disco da Banda do Mar, projeto encabeçado por ele e a mulher, Mallu Magalhães, em parceria com o baterista português Fred Ferreira. A tal cidade nova pode ser Lisboa, onde os três músicos vivem. O trio lança o primeiro álbum e DVD homônimo, com 12 músicas, quatro meses após anunciar a formação, e já anuncia turnê pelo Brasil.

O show de estreia será em Porto Alegre, no dia 10 de outubro — outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, também estão no roteiro. “Os ensaios vão muito bem e estamos cada vez mais animados com o início da turnê. Beijos para todos”, disse o grupo, que assina coletivamente as postagens nas redes sociais.

Bastou o trio disponibilizar os primeiros singles, 'Hey Nana' e 'Mais ninguém' (que também ganhou videoclipe com a participação de Fezinho Patatyy, do Passinho do Romano), para chamar a atenção e disputar um lugar de destaque no cenário musical brasileiro de 2014. Ao menos na internet, o grupo já deu o que falar: ao lançar a pré-venda do álbum no iTunes, alcançou o primeiro lugar no ranking de compras digitais.

Duas perguntas para Mallu

Como vocês conheceram o baterista português Fred Ferreira?
Ele é amigo do Marcelo há mais de dez anos. Eles se encontrtaram em um backstage de um show, que não me lembro exatamente qual. Ele é muito ativo no meio musical em Portugal, pois toca bateria desde os 14 anos. Então, eles cultivaram uma amizade muito bonita. Como estou com o Camelo há seis anos, acabei me tornando uma grande amiga do Fred também. Antes de termos nossa casa em Portugal, ficávamos sempre na casa dele.

Foi assim que surgiu a ideia de montar a banda?

Sim, foi desse ambiente amistoso. Portugal sempre foi um destino bom para nós dois. E, num determinado momento, percebemos que estávamos indo só para ver o Fred. Dalí a criamos a banda, foi um passo natural.

Crítica
Mais pops e menos melancólicas que as canções apresentadas pelo "hermano" Marcelo Camelo em seus últimos discos da carreira solo, as músicas do trio luso-brasileiro Banda do Mar fazem uma fusão entre surf rock, blues e MPB. Bem à vontade, Camelo (voz, guitarra, violão, baixo e percussão), Mallu Magalhães (voz, guitarra e violão) e o português Fred Ferreira (bateria e percussão) apresentam um trabalho com levada praiana que têm perfeita simbiose com o nome do trio e permite, nas 12 faixas, uma vista para o litoral.

Suave e doce, o timbre de Mallu contrasta com a voz inconfundível de Camelo e fazem, respectivamente, da balada 'Mais ninguém' e da serena 'Pode ser' os pontos altos do álbum. Enquanto 'Mia' tem riffs que lembram guitarradas paraenses, é impossível ouvir 'Me sinto ótima' e não remeter ao Iê-Iê-Iê e a Jovem Guarda. Todas as canções são assinadas pelo casal e em sua maioria, falam de amor e relacionamentos. Um disco fácil, mas que pode decepcionar a quem esperava, na Banda do Mar, um trabalho diferente do que já se conhecia de Camelo e Mallu (indiscutivelmente, os protagonistas do trio).

Assista ao clipe de 'Mais ninguém', da Banda do Mar:


MAIS SOBRE MÚSICA