FEA promove palestras que aproximam o público da música clássica em BH

Apresentações mensais vão aprofundar percepção de ouvintes em relação a diversos aspectos do repertório erudito

por Fernanda Machado 14/08/2014 11:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Facebook/FEA.Brasil/Reprodução
O pianista e cravista Moacyr Laterza Filho tratará das trajetórias de Bach e Villa-Lobos (foto: Facebook/FEA.Brasil/Reprodução)
Leveza é o tom da série de palestras 'Música clássica: Momentos de apreciação', promovida pela Fundação de Educação Artística (FEA) em encontros mensais, entre agosto e novembro. A cada reunião, um palestrante aprofunda a apreciação do público pelo repertório universal, partindo da trajetória de personalidades que fizeram história no mundo da arte. A proposta é manter uma abordagem descontraída, que derrube qualquer impressão sobre a sisudez dos eruditos. O ritmo dinâmico proposto pelos palestrantes será complementado por vídeos e música ao vivo durante as apresentações.

 

Facebook/FEA.Brasil/Reprodução
Paulo Sérgio Malheiros dos Santos vai falar sobre a produção de Claude Debussy em setembro (foto: Facebook/FEA.Brasil/Reprodução)
O pianista e cravista Moacyr Laterza Filho abre a série com a palestra 'A família Bach e suas influências', em 21 de agosto. Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa, o artista também é professor da FEA e da Escola de Música da UEMG. O encontro seguinte é conduzido por Paulo Sérgio Malheiros dos Santos, autor dos livros 'Músico, doce músico' e 'O grão perfumado - Mário de Andrade e a arte do inacabado'.

 

Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa e professor de piano, História da Música e Música de Cãmara na UFMG, o músico abordará o despertar do apreço por composições clássicas com a palestra 'Claude Debussy: início de uma nova escuta musical', em 18 de setembro.

 

Moacyr Laterza Filho retorna ao púlpito em 16 de outubro, para tratar de 'Villa-Lobos: contribuição brasileira ao século XX'.  Guilherme Nascimento, professor da Escola de Música da UEMG e autor de livro e gravações sobre música de câmara, encerra o ciclo de palestras com a apresentação 'Beethoven: um homem do mundo', em 20 de novembro. A participação em qualquer dos encontros na série 'Música clássica: Momentos de apreciação' é aberta aos interessados, sem pré-requisitos.

 

'Música clássica: Momentos de apreciação'

Série de palestras promovida pela Fundação de Educação Artística, com apoio dos Diários Associados. Sempre às quintas-feiras, de 15h às 16h30 na sede da FEA (Rua Gonçalves Dias, 320). Valor por palestra: R$ 60. Pacote para quatro palestras: R$ 160 (até 18 de agosto). Vagas limitadas. Informações: (31) 3226-6866.

 

Assinantes do Estado de Minas contam com promoção a partir da segunda-feira, 18; confira no site em.com.br/clubea.

Facebook/FEA.Brasil/Reprodução
Guilherme Nascimento, professor de piano, abordará a obra de Beethoven no último encontro (foto: Facebook/FEA.Brasil/Reprodução)
 



MAIS SOBRE MÚSICA