Pianista ucraniana Valentina Lisitsa faz show em BH

Depois de encantar o público no ano passado, artista retorna à capital com peças de Beethoven, Chopin e Liszt

por Carolina Braga 22/07/2014 09:22

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Maria Tereza Correia/EM/D.A Press - 23/4/13
Maria Tereza Correia/EM/D.A Press - 23/4/13 (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press - 23/4/13)
A cena é comum em shows de música popular: na hora do bis, o artista atende aos pedidos do público. Quem circula na seara erudita sabe o quanto isso é raridade. Não é o caso de Valentina Lisitsa, de 40 anos, pianista ucraniana radicada nos Estados Unidos. O sucesso da primeira passagem dela por BH foi tanto que a artista está de volta hoje à cidade para abrir a temporada de concertos 2014/2015 do Teatro Bradesco.

“Falar da técnica e da musicalidade dela é redundante. Valentina tem uma carreira estrondosa, é a pianista mais buscada na web. Muito carismática, provoca empatia nas pessoas. No ano passado, o público saiu do concerto pedindo que a trouxéssemos novamente”, conta a diretora artística Celina Szrvinsk. O projeto trará mais nove pianistas consagrados ao Teatro Bradesco – entre eles estão Artur Moreira Lima, Eduardo Hazan e Nelson Freire. Arnaldo Cohen e Ricardo Castro vão se apresentar no primeiro semestre de 2015.

O programa desta noite mescla composições conhecidas do grande público, como a 'Sonata nº 8 em dó menor', op.13, 'Pathétique, de Beethoven' (1770-1827), estudos de Frédéric Chopin (1810-1849) e peças mais densas, como a 'Sonata em si menor', de Franz Liszt (1811-1866). “É um dos trabalhos mais expressivos do repertório pianístico, embora não seja oferecido com tanta regularidade”, observa Celina.

Valentina Lisitsa nasceu em Kiev, em 1973. Desde que estreou no Avery Fischer Hall, no Mostle Mozart Festival, em Nova York, ela caiu nas graças do público e da crítica. O canal que mantém no YouTube tem 145 mil usuários inscritos. O espaço em que disponibiliza novidades do repertório traz seis novas gravações de fragmentos de 'The tempest', de Beethoven. A pianista disponibiliza tanto versões com a câmera ao lado do piano quanto imagens focadas no movimento das mãos, captado com um aparelho GoPro.

O disco mais recente de Valentina é Chasing pianos, com trilhas sonoras de Michael Nyman, consagrado por trabalhos como o filme O piano (1993). O álbum reúne pela primeira vez os 10 solos interpretados no longa dirigido por Jane Campion, além de outras peças do compositor britânico.

VEM AÍ

30 de setembro
Artur Moreira Lima

28 de outubro
Glória Campaner

11 de novembro
Eduardo Hazan

10 de dezembro
Nelson Freire

VALENTINA LISITSA
Teatro Bradesco. Rua da Bahia, 2.244, Lourdes, (31) 3516-1360. Nesta terça, às 20h30. Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), à venda também no site www.ingressorapido.com.br.

MAIS SOBRE MÚSICA