Brasil e Colômbia: relembre duetos que uniram cantores dos dois países antes de Copa do Mundo

Ivete Sangalo e Juanes são campeões em colaborações musicais entre as nações

por Fernanda Machado 04/07/2014 15:36

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

REUTERS/Paulo Whitaker
Ivete Sangalo e Shakira: amizade nascida nos bastidores de show foi levada ao palco em cover de Jorge Ben e, mais tarde, rendeu um hit que mistura rumba e axé em álbum da cantora baiana (foto: REUTERS/Paulo Whitaker)
A vitória por 2 a 1 do Brasil sobre a Colômbia na Arena Castelão, em Fortaleza, foi palco para os gritos de guerra entoados por torcedores das duas seleções. Mas se nas arquibancadas a ordem é cantar mais alto que o adversário, fora dos campos a palavra de ordem é harmonizar. Artistas dos dois países construíram juntos algumas canções que foram sucesso tanto lá quanto aqui; confira nossa lista.

 

Michel Teló e Carlos Vives - 'Como le gusta a tu cuerpo'

Carlos Vives e Michel Teló se uniram para a gravação de 'Como le gusta a tu cuerpo', segunda faixa de trabalho do álbum 'Volví a nascer', lançado em 2013. A letra alterna espanhol e português, conduzidos por elementos multiculturais que incluem a sanfona do intérprete de 'Ai se eu te pego'. A composição é assinada pelo colombiano.

 

 

Paula Fernandes e Juanes - 'Hoy me voy'

Em 2012, Paula Fernandes foi a Miami e participou das gravações do show acústico 'Unplugged MTV', de Juanes. No palco, a sertaneja dividiu vocais com o colombiano em 'Hoy me voy', assinada pelo próprio artista. No mesmo ano, Paula fez questão de retribuir o gesto, incluindo a participação do colombiano no álbum 'Meus encantos'. Juanes ainda convidou a mineira para contribuir em um de seus shows no Brasil, meses após o lançamento do DVD. À época, durante participação no programa 'Altas horas' (TV Globo), o cantor brincou com a sertaneja, declarando-se em português e espanhol. "Eu estou apaixonado por você", disse ele, completando com "yo estoy enamorado de tí"

 

 

Ivete Sangalo e Juanes - 'Darte'

Antes de dividir microfones com Paula Fernandes, o colombiano Juanes já havia colaborado com Ivete Sangalo no show gravado pela artista em 2010 no Madison Squarte Garden, em Nova York. Transformado em DVD, o espetáculo da baiana contou com a participação do artista em 'Darte', que traz a cantora se esforçando nos versos em espanhol. Outras aparições no show de Ivete incluiram a canadense Nelly Furtado e o argentino Diego Torres.

 

 

Ivete Sangalo e Shakira - 'Dançando' e 'País tropical'

De acordo com Ivete Sangalo, a afinidade da baiana com Shakira despertou nos bastidores de uma edição do Rock in Rio Lisboa, mas só se revelou ao público no palco do festival de mesmo nome no Rio de Janeiro.  Em 2011, a colombiana contou com a presença da musa do axé em uma simpática interpretação de 'País tropical' ao vivo. Em português, Shakira rasgou elogios à brasileira — "uma verdadeira deusa, uma mulher que leva o coração do Brasil ao resto do mundo" — e emendou o dueto com hit de Jorge Ben, que marcou o encerramento de seu repertório no evento. "É um prazer e uma honra para mim cantar com ela, aqui na sua terra que eu amo", declarou Shakira.

 

 

Meses mais tarde, Ivete e Shakira gravaram juntas a faixa 'Dançando', que entraria no quinto álbum de estúdio da brasileira. Por serem contratadas de selos concorrentes, as artistas decidiram manter o dueto em segredo até que se resolvessem questões jurídicas entre as empresas. "Combinamos de ela participar do meu novo trabalho. Como somos de gravadoras diferentes, gravamos escondido e ficamos esperando", explicou Ivete na coletiva de lançamento do disco 'Real fantasia', em 2012. As pendências burocráticas impediram que os vocais de Shakira entrassem na versão física do CD, tendo o lançamento restrito à versão digital.

 

 



MAIS SOBRE MÚSICA