Torcedores brasileiros e estrangeiros elegem as músicas que estão embalando o Mundial

Shakira é o nome mais lembrado entre o público da Copa do Mundo no Brasil

30/06/2014 08:59

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
CB / D.A Press
Os mexicanos Alejandro Mascorro e Maria José elegeram 'Dare' Louis e Eddie Kirby preferem o som que vem das torcidas , de Shakira (foto: CB / D.A Press)
A Seleção Brasileira escolheu a canção 'Tá escrito', sucesso na voz de Xande de Pilares (ex-Revelação), como a música tema desta Copa do Mundo. A torcida belga tem 'Aquarela do Brasil', composição de Ary Barroso e gravada por muitos cantores brasileiros, como a canção deste Mundial. Mas e o restante dos torcedores? Decidimos ir às ruas para consultá-los e descobrir qual som está fazendo a cabeça deles.

As músicas que estão embalando o Mundial no Brasil são diversas. Diferentemente do que aconteceu há quatros anos, quando 'Waka waka', de Shakira, era unanimidade e cantada pelos quatros cantos do globo, a canção oficial proposta pela Fifa, 'We are one', na voz de Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte, não pegou e os torcedores acabaram adotando outros hits para a Copa.

Mesmo sendo a canção do Mundial passado, o sucesso de 'Waka waka' ainda é tão grande que a música continua sendo uma das preferidas. “Para mim, ainda é 'Waka waka', da Shakira. Não tem refrão melhor do que esse. É uma canção que continua tocando no estádio. Acho que 'We are one' não é tão boa quanto ela”, defende o ganês Many Narh.

O australiano Timothy Purcell, 27 anos, também concorda. Ele elege 'Waka waka' como a melhor música de todas as Copas e aproveita para criticar 'We are one'. “Não gosto nem um pouco, acho que não tem nada a ver com o Brasil”, explica. O amigo, o norte-americano Shareth Ben, diz que preferiria que fosse uma canção na voz de Jorge Ben Jor. “Eu até gosto da canção com Jennifer Lopez, mas gostaria que tivesse sido feita de uma forma mais brasileira”, conta. Sergio Mendes foi o escolhido pelo canadense Jordan Huhta. “Gostaria que fosse uma música dele. É o artista brasileiro que conheço e acho sensacional”, afirma o jovem.

CB / D.A Press
Louis e Eddie Kirby preferem o som que vem das torcidas (foto: CB / D.A Press)
Se a canção oficial não fez sucesso, outras músicas que foram lançadas como pertencentes à trilha sonora do Mundial tiveram mais sorte. 'Dare (la la la)', gravada pela colombiana Shakira, agradou e foi citada por muitos torcedores como uma opção melhor para embalar o Mundial. “Gosto muito da canção da Shakira tanto da nova, quanto à da Copa passada”, afirma a surinamês Renica Germertz, 21 anos. A mexicana Maria José, 34 anos, também elegeu a canção da artista. “Não gostei de 'We are one'. 'La la la' é bem melhor. Mas, no fundo, acho que essa Copa não tem uma música como aconteceu na África”, diz ela.

Para Jonathan Williams, 25 anos, que nasceu em Barbados, o jeito seria regravar. Faltou, segundo ele, o ingrediente essencial brasileiro: o samba. “Sinceramente, se a Shakira gravasse uma canção com a batucada brasileira de verdade, a do samba, seria o ideal e a cara do Brasil”, destaca.

Os canadenses com descendência portuguesa Alex Vieira, 22 anos, Kevin Pereira, 21, e Stefano Vieira, 24, escolheram 'C’est la vie' do argelino Khaled, que também foi lançada pelo mundo como uma das canções da Fifa. Disseram que será o tema que os farão sempre lembrar a experiência no Brasil. “É porque é uma canção que me deixa animado, me faz sentir o clima da Copa”, explica Alex.

Correndo por fora
Entre os brasileiros, as músicas da Fifa não estão com nada. A canção oficial da Copa está perdendo facilmente para aquelas lançadas como jingle de produtos, como refrigerantes. De longe, a paraense Gaby Amarantos, que fez uma parceria com Monobloco em 'Todo mundo', é a preferida dos torcedores do país. “A música é envolvente e fica na cabeça”, lembra o brasiliense Fernando Santos, 40 anos, que chegou a entoar a letra na rua ao lado do filho Heron, 11 anos. “Gostei tanto que tenho no celular”, completa o gari Mauricio da Silva, que trabalha ao som da canção da brasileira.

'Mostra tua força Brasil', de Paulo Miklos e Fernanda Takai, também foi bastante lembrada pelos torcedores. “Acho que a letra é muito boa e o ritmo é contagiante. É uma música que emociona. 'We are one' é até boa, mas não é a principal”, afirma o torcedor do Gama, Tiago Fernandes.

CB / D.A Press
Heron e Fernando Santos escolheram a música de Gaby Amarantos (foto: CB / D.A Press)
O grupo de amigos formado por Guilherme Nunes, Rafael Paredes e Matheus Mazoni foi certeiro ao responder à pergunta: “É Lepo lepo, com certeza”. A canção da banda Psirico ganhou o carnaval e parece continuar conquistando o público durante a Copa. Tanto que ela está entre as pedidas nos shows de Adriana Samartini no Bier Fass, do Pontão do Lago Sul, que virou o bar dos gringos. “Os estrangeiros estão pedindo bis do 'Lepo lepo' e até fazendo os passinhos”, conta.

Os gritos de guerra das torcidas também têm tudo para ficarem na lembrança. Eles foram comentados por vários turistas. “Os brasileiros que me desculpem, mas o canto desta Copa é o novo grito da torcida Argentina, conhecido como Decime Brasil”, afirma o argentino Damian Martinez. Os britânicos Louis e Eddie Kirby também preferem o som que vem da torcida. “Gosto dos gritos e acho que ninguém nunca vai barrar a canção 'Three lions', de David Baddiel, Frank Skinner e Lightning Seeds (música da torcida do time inglês de mesmo nome da música)”, opina Louis.

TRILHAS DO MUNDIAL

2010 (África do Sul) 'Waka waka' (Shakira)

2006 (Alemanha) 'The times of our lives' (Il Divo)

2002 (Japão e Coreia do Sul) 'Boom' (Anastacia)

1998 (França) 'La Copa de la vida' (Ricky Martin)

1994 (Estados Unidos) 'Goryland' (Daryl Hall)

1990 (Itália) 'Un'estate italiane' (G. Nannini & E. Bennato)

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA