Conheça 14 hits alternativos para a Copa do Mundo

Na onda de Shakira, Pitbull, Ricky Martin e Lily Allen, artistas e amadores mundo afora aproveitam Mundial no Brasil para lançar suas canções.

por Fernanda Machado 05/06/2014 10:57

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução/YouTube
A norueguesa Adelén canta 'Olé', uma das músicas da Copa (foto: Reprodução/YouTube)
A uma semana da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a internet já está abarrotada de canções sobre o torneio. Além das produções milionárias como 'Dare (La La La)' de Shakira, ou 'We Are One' de Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte, vários artistas ainda desconhecidos do público brasileiro, e até amadores, também produziram temas apoiando suas respectivas seleções ou exaltando o Mundial de futebol.

A moda de cantar a Copa do Mundo não vem de hoje. Muito antes de 'La La La' ou 'Waka Waka', artistas já lançavam canções específicas para edições do torneio. A primeira foi 'El Rock Del Mundial', da banda chilena Los Ramblers, tema da Copa de 1962, no Chile. Com o passar dos anos a moda foi ganhando mais adeptos e só em 2014, no Brasil, são quatro músicas que têm chance de virarem hits da Copa, além de várias outras alternativas.

Selecionamos algumas das melhores - ou mais bizarras - músicas para a Copa de 2014 espalhadas pela internet, confira:


 
Portugal

A cantora portuguesa Kika tem pretensões nada modestas em 'Vai Portugal!': ela pede nada menos que o título do mundo para o time de Cristiano Ronaldo e companhia. A música é o tema oficial dos portugueses para a Copa e teve produção de RedOne, famoso por trabalhar com cantoras como Lady Gaga e Nicki Minaj. Ouça:
 


Bélgica

Doze anós após a última aparição em Copas do Mundo, os Diabos Vermelhos voltam ao torneio com a moral de um cabeça-de-chave e uma música para embalar a passagem belga pelo Brasil. 'Ta Fête', do cantor Stromae, foi escolhida tema oficial dos Diables. No vídeo lançado para a música, Stromae, que ficou famoso no Brasil em 2009 com o hit 'Alors on Danse', aparece acampado no Estádio Rei Baudouin, em Bruxelas, no hotel da concentração belga e até no ônibus da seleção, tentando convencer os atletas a comemorar os gols no Brasil dançando 'Ta Fête'. Assista:



Austrália

É sabido que os Socceroos, como é conhecida a seleção australiana de futebol, não tem muita tradição no esporte. Foram apenas três participações até hoje e a melhor campanha parou nas oitavas de final em 2006. Talvez por isso a banda australiana Vaudeville Smash resolveu homenagear o francês Zinédine Zidane. A canção que leva o mesmo nome do craque cita grandes jogadores da atualidade e também da história para deixar claro que "o maior deles foi Zinédine Zidane". Assista ao clipe:



Espanha

Tem brasileiro, tem batuque, mas está longe de ser o Brasil. Trata-se de 'Buena Energía', música do espanhol Iberdrola em parceria com o grupo Maldita Nerea, para apoiar os atuais campeões mundiais em 2014. O brasileiro em questão é Diego Alves, alagoano naturalizado espanhol e que joga pela Fúria, que aparece tocando um tambor em um momento do clipe. A música, por sua vez, não tem nada de ritmo brasileiro. Está mais para um rock estilo balada. Confira:



Estados Unidos

Todo o famoso patriotismo americano está presente em 'Red, White & Blue', música não-oficial da seleção produzida pela equipe do site Fusion. A começar pelo nome da canção: vermelho, branco e azul, as cores da bandeira americana. O country tem ainda mulheres abraçadas na bandeira, águias e o estilo do interior americano. Pelo menos a equipe é realista. Na letra deixam claro que estão no grupo da morte do Mundial, e não devem ir muito além disso. Ouça:



Alemanha

Uma ex-atriz pornô interpreta 'Deutschland schießt ein Tor!', algo como 'Alemanha marque o gol!'. Melanie Müller, aposentada das produções adultas em 2012, agora investe na carreira de cantora. A música, porém, não teve muita popularidade. Com quase 2 milhões e meio de visualizações, teve 54 mil avaliações negativas contra apenas 2 mil positivas. Confira:



O músico alemão A-Rani também resolveu cantar para apoiar a tricampeã mundial em 2014:


México

Nada de mariachis ou cucaracha para apoiar o México. O som que embala Los Tricolores para o Mundial de 2014 vem no melhor (ou mais bizarro) estilo trash rock com 'Voy a Ganar', da banda Moderatto. O clipe conta com a participação de atletas da seleção mexicana, como a estrela do manchester United, Chicharito Hernandez. 'Voy a Ganar' é uma campanha de uma operadora de telefonia do México. Assista:



Inglaterra

Se depender da quantidade de vídeos produzidos para a Inglaterra em 2014, o jejum de vitória de 48 anos dos ingleses pode estar perto do fim. As produções vão desde canções inspiradoras como 'Bring Back The Roar' (Traga de volta o rugido) de Neil McDermott, passando pela irônica 'England', da banda 1EYE, e a grotesca 'Macarooney', de Deon Sensky & Dan O'Doherty, inspirada no sucesso 'Macarena'.

Assista 'Bring Back The Roar':



A divertida 'England' brinca com estereótipos ingleses e com as principais seleções que vão disputar o Mundial:



Assista o freakshow de 'Macarooney':



Itália

O italiano Rosario Fiorello reuniu alguns amigos e cantou toda a escalação anunciada pelo técnico Cesare Prandelli no ritmo do hino italiano. Veja como ficou:



PARA O MUNDIAL

Joe Weller

Famoso no YouTube, o cantor britânico Joe Weller também fez uma música para a Copa do Mundo. No clipe gravado no Rio de Janeiro, Weller aparece fantasiado de jogadores de diferentes países, como Neymar, Cristiano Ronaldo e Balotelli, da Itália. Confira:



Adelén

A Noruega não está na Copa do Mundo de 2014 mas mandou representante. A cantora Adelén interpreta 'Olé', uma das músicas do álbum oficial do Mundial. Norueguesa com descendência espanhola, Adelén ficou conhecida na Europa após participar do concurso Eurovision. Em 'Olé' a cantora aparece em paisagens do Rio de Janeiro vestindo camisas de alguns países do Mundial enquanto faz as coreografias da música. Assista:

MAIS SOBRE MÚSICA