U-Gueto lança seu primeiro disco em show com convidados

'Vai neguinho' tem tom político e fala d cotidiano do autor e também da periferia

por Fernanda Machado 30/05/2014 08:55

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Pablo Bernardo/Divulgação
"A música vem trazer informação, falar sobre direitos e deveres" U-Guetto, cantor e compositor (foto: Pablo Bernardo/Divulgação)
Uma mistura de ritmos com letras que retratam a vida na periferia. Heleno Augusto dos Santos é belo-horizontino, nascido e criado no Morro das Pedras. Dos Arautos do Gueto – ONG em que era maestro de percussão – aos shows nos bares da capital, U-Gueto, como ficou conhecido, já tocou samba, reggae, pop rock, MPB e soul.

A mistura está concentrada no primeiro disco do artista, que será lançado hoje à noite, no Espaço Cento e Quatro. “Nunca tive oportunidade de gravar um CD profissional. Tirei da gaveta composições antigas e recentes. As músicas falam do cotidiano, de coisas sérias como o tráfico e da realidade da juventude”, conta U-Guetto.

O álbum tem12 faixas inéditas, com participações especiais de Pedro Morais, Cubanito (Black Sonora) e do músico Stadu Maior. Em 'Vai neguinho', canção que dá nome ao disco, o autor fala sobre seu cotidiano e sua posição política. Com uma mensagem mais direta, U-Gueto aproveita o espaço da arte para despertar reflexões sobre os diversos problemas da sociedade. “A música vem trazer informação, falar sobre direitos e deveres, trazer pontos de vistas. Falo da maneira mais clara possível”.

Filho do sambista Domingos do Cavaco, aos 11 anos, U-Gueto aprendeu sozinho a tocar violão e cavaquinho, levando essa técnica para os shows que fazia nas noites da cidade. Além da black music, o cantor mostra o universo do samba na apresentação desta sexta e conta para isso com as presenças do pai e da cantora Cinara Ribeiro. Cubanito e Stadu Maior também se apresentam.

U-GUETO

Lançamento do disco 'Vai neguinho', sexta, às 21h. Espaço Cento e Quatro, Praça Ruy Barbosa, 104, Centro, (31) 3222-6457. Entrada franca. O disco pode ser conferido no www.soundcloud.com/U-Gueto.

MAIS SOBRE MÚSICA