Russos querem novo concurso musical após vitória de travesti no Eurovision

Conchita Wurst ganhou o concurso na capital da Dinamarca, no último domingo

por AFP 14/05/2014 09:46
REUTERS/Leonhard Foeger
Conchita Wurst, vencedora do Eurovision 2014 (foto: REUTERS/Leonhard Foeger)
Vários deputados russos propuseram a criação de sua própria versão do festival de música Eurovision, depois da vitória do travesti de barba Conchita Wurst, domingo, na capital dinamarquesa Copenhague, desencadeando críticas no país.


O deputado comunista Valeri Rashkin pediu que a Rússia deixe o Eurovisión para organizar uma competição paralela chamada "Voz da Eurásia". "O resultado do último Eurovisión foi a gota d'água", disse Rashkin no Parlamento. "Temos que deixar esse concurso, não podemos aguentar mais esta loucura", acrescentou o parlamentar, citado pela agência Interfax. "Não querem nossas meninas porque não têm barba", ressaltou o deputado Oleg Nilov, do partido Rússia Justa.


"Não gostam de nossas músicas", lamentou Nilov antes de entoar uma canção popular no plenário. A Igreja Ortodoxa russa considerou que a vitória do travesti no Eurovisión "foi um passo a mais na rejeição da identidade cristã na cultura europeia". Centenas de internautas e algumas celebridades russas protestaram contra a vitória de Conchita Wurst, publicando fotos em que se barbeiam.

"Faça a sua barba também como protesto", escreveu um internauta junto à hastag #dokajichtotyneconchita ("prove que não é Conchita"). "Decidi me barbear porque a comunidade LGTB defendeu seus interesses", comentou o cantor ruso Dominik Djoker ao jornal popular Tvoy Den. Também houve quem apoiasse Conchita Wurst, como a cantora de ópera Anna Netrebko.

Os militantes dos direitos dos homossexuais, bissexuais e transexuais anunciaram uma Marcha de Mulheres e Homens Barbudos em Moscou no dia 27 de maio, para lembrar o 21º aniversário da descriminalização da homossexualidade no país. A comunidade GayRussia.ru indicou que está aguardando a autorização para o ato na capital russa.

 

MAIS SOBRE MÚSICA