Bandas investem em formas inusitadas de promover novos trabalhos

De shows em telhados a jogos de investigação, os grupos fazem de tudo para divulgar os discos e satisfazer os fãs

por Karoline Rodrigues 01/05/2014 11:47

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Rock in Rio/Divulgação
A banda Coldplay resolveu fazer uma campanha inusitada para divulgar o novo álbum 'Ghosts stories' (foto: Rock in Rio/Divulgação)
Na hora de promover um disco novo, as bandas não medem esforços e abusam da criatividade para chamar atenção do público. A banda Coldplay, por exemplo, que vai lançar seu novo disco Ghost stories em maio, está provocando os fãs com a campanha para divulgar o novo trabalho. A gravadora escondeu nove envelopes com as letras das músicas dentro de livros de bibliotecas espalhadas por nove países. O detalhe importante é que as letras foram escritas, à mão, pelo vocalista do grupo, Chris Martin. As dicas são dadas através do perfil do twitter da banda. A primeira música Magic, já tem clipe. Confira:



Quem surpreendeu os fãs (e todo mundo) com um novo álbum e 17 clipes produzidos, de uma vez, foi a cantora Beyoncé. O disco 'Beyoncé', que era apenas aguardado para este ano, foi lançado em dezembro de 2013 contém 14 músicas, e ainda tem uma segunda parte ainda a ser lançada. Em um dos vídeos, o clipe de 'Blue', reproduz a cantora passeando pelo Brasil, quando passou pelo país em setembro, para apresentação no Rock in Rio.



A gravadora Columbias Records, responsável pelo novo disco 'Random Access Memories', da dupla Daft Punk, preferiu usar outro método para divulgar o novo trabalho. A campanha feita através de vídeos, divulgados na internet, usou o carro de Fómula 1 da Lotus com as cores e características dos capacetes usados pelos músicos.



Os Beatles talvez foram os primeiros a ficar conhecidos historicamente por se promover de forma inusitada. A banda se apresentou no telhado da sede da Apple Corps em 30 de janeiro de 1969 e tocou durante 42 minutos para em um show aberto e improvisado. Na ocasião, o quarteto filmou imagens para o documentário 'Let it be', mas quase foram presos, porque alguém ligou para o polícia.

A prática agradou tanto os fãs e o público, que vários grupos tentaram imitar o ato dos ingleses. Vinte anos mais tarde, os irlandeses do U2 subiram no telhado do Republic Liquor Store, em Los Angeles, mas não cometeram o mesmo erro do quarteto. A banda organizou tudo, com direito até a comercial na televisão. O resultado foi uma multidão de mais de mil pessoas, que tiveram o privilégio de assistir à gravação do clipe para a música 'Where the streets have no name', no álbum 'The Joshua tree'.



Quando o assunto é divulgar, as bandas nem fazem questão de cobrar pra deixar que seus fãs o assistam. O grupo Arcade Fire fez um show aberto no edifício Capitol Records, em Los Angeles. O álbum em questão foi o 'Reflektor', e a apresentação gratuita aconteceu em outubro de 2013. O evento também foi transmitido por várias estações de rádio.

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