Pianofest reúne intérpretes de Beethoven em BH

A segunda edição do festival acontece no Conservatório da UFMG

por Ailton Magioli 22/04/2014 09:38

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Olívia Loureiro/Divulgação
Eduardo Hazan vai interpretar o 'Concerto em dó menor', de Beethoven (foto: Olívia Loureiro/Divulgação)
Com a terceira edição agendada para dezembro, no CCBB da Praça da Liberdade, o Pianofest – Festival Internacional de Piano de Belo Horizonte volta a ocupar nesta terça-feira o Conservatório UFMG, onde será apresentado pela primeira vez na cidade o Ciclo Beethoven. O programa inclui os cinco concertos para piano do compositor alemão.


Eduardo Hazan, que vai interpretar o terceiro concerto, questiona a ordem das obras: “o primeiro na verdade é o segundo, já que ele foi escrito antes deste”. O terceiro é o Concerto em dó menor, que apresenta um compositor mais completo, maduro e masculino. “Por se tratar de obra muito forte e percussiva, normalmente a apresentação termina de maneira brilhante”, ressalta Hazan, que toca acompanhado de Priscila Bonfim, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em duos Apresentados na versão para dois pianos, os concertos vão reunir, além de Hazan, Patrick Rodrigues, Daniel Burlet, Patrícia Glatzl e Silas Barbosa, que também serão acompanhados por Priscila Bonfim. A pianista russa Olga Kiun e o mineiro Luiz Gustavo Carvalho também vão marcar presença no festival, cuja programação se estenderá até dia 30, com apresentações nos teatros da Assembleia, Bradesco e Cine-Brasil, além do Conservatório UFMG.

Diretor artístico do Pianofest, o também pianista Ederson Urias acredita que a existência de uma forte cultura pianística no país garante a presença de público no evento. Inspirado em eventos realizados na França, Alemanha e outros países da Europa, ele criou o brasileiro, atraindo mais de 2 mil pessoas na edição inaugural, no ano passado. Sete concertos estão na agenda desta segunda edição.

“Como já estamos agendados para dezembro, decidi realizar a segunda edição agora, reservando aquela data para a terceira”, explica Ederson Urias. Além da russa Olga Kiun, radicada em Curitiba, ele destaca a presença de solistas brasileiros de expressão internacional, como o paulista Álvaro Siviero e o mineiro Luiz Gustavo Carvalho, que estudou em Viena e Moscou.


Outro destaque da edição é a presença da Orquestra de Câmara Opus, sob a regência do maestro Lincoln Andrade, em concerto dia 30, no Teatro Bradesco, com os solistas Ederson Urias, Silas Barbosa e Álvaro Siviero, interpretando peças de Bach, Haydn e Mozart.

 

II PIANOFEST
Abertura hoje, às 19h, no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534, Centro). Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia-enbtrada). Informações: (31) 3409-8300

MAIS SOBRE MÚSICA