De volta a BH, Focus faz show no Sesc Palladium

Apresentação será a quinta da banda na capital mineira

por Mariana Peixoto 16/04/2014 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Partnernet/Divulgação
Thijs van Leer é o único remanescente da banda original (foto: Partnernet/Divulgação)
Na recente produção RoboCop, o policial Alex Murphy, já sem qualquer traço de humanidade, destroça, em poucos minutos, 30 robôs. O balé de tiros – uma das cenas mais marcantes do filme de José Padilha – é realizado ao som de Hocus pocus, o clássico progressivo da banda holandesa Focus. A música de Thijs van Leer já tem mais de 40 anos, foi lançada no álbum Moving waves, de 1971, e continua marcante em seus sete minutos de riffs pesados de guitarra mesclados a delírios de órgão e flauta.

Será este, com certeza, o grande momento da noite desta quarta-feira, quando o quarteto se apresenta no Sesc Palladium. Presença recorrente em Belo Horizonte – a última apresentação do grupo foi há dois anos e a de hoje será a quinta da história da banda –, o Focus traz na bagagem seu 10º álbum de estúdio, Focus X – Crossroads, lançado no fim de 2012. O trabalho contou com a participação de Ivan Lins, com quem o Focus já dividiu uma série de shows na Holanda. “Ele deu a cor e a atmosfera necessárias”, disse Van Leer ao EM pouco após a gravação do álbum.

Formado em Amsterdã em 1969, o Focus tem na figura de Van Leer, organista e flautista, o único remanescente da formação original. A seu lado o músico terá Menno Gootjes (guitarra), Bobby Jacobs (baixo) e Pierre van der Linden (bateria). A despeito da passagem do tempo, o grupo continua produzindo. Além de Focus X, também divulga Golden oldies, lançado nesta semana. O trabalho traz novas gravações das músicas mais conhecidas do grupo, como Sylvia, House of the king e, obviamente, Hocus pocus.

FOCUS
Quarta-feira, às 21h, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). Ingressos entre R$ 25 e R$ 70. Informações: (31) 3270-8100.

MAIS SOBRE MÚSICA