Festival da canção abre inscrições para músicos de todo o Brasil

Interessados podem inscrever quantas canções desejar, desde que sejam cantadas em português e que sejam inéditas

por Carlos Herculano Lopes 14/04/2014 10:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Grova Produções/Divulgação
Almir Sater fará o show de encerramento da primeira fase eliminatória (foto: Grova Produções/Divulgação)
Com a participação já confirmada de músicos de diversos estados brasileiros, entre eles Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Piauí e Tocantins, estão abertas até 7 de junho as inscrições para o 44º Festival Nacional da Canção (Fenac), que distribuirá aos vencedores R$ 220 mil em prêmios, além do troféu Lamartine Babo.


Os interessados poderão inscrever quantas músicas desejarem, desde que em português, inéditas e originais. Mais: as canções não podem ter sido distribuídas comercialmente, nem lançadas por gravadoras com selo e registro do Ecad.

Os requisitos serão avaliados tanto na parte musical quanto em relação aos versos. As músicas que já foram classificadas em outras edições do evento, mas que não conseguiram premiação, também podem participar. Todas passarão pelo crivo de uma comissão técnica, que selecionará 140 para as etapas classificatórias.

Seis cidades mineiras sediarão o festival, que é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Lei Rouanet. A expectativa dos organizadores é que, este ano, o número de inscrições supere as 3,5 mil do ano passado, vindas de 24 estados.

O cantor e compositor Almir Sater, do Mato Grosso do Sul, fará show no encerramento da primeira fase eliminatória, em 1º e 2 de agosto, em Extrema. As fases seguintes serão realizadas nos dias 8 e 9 do mesmo mês, em Formiga, 15 e 16, em Varginha, 22 e 23, em Guapé, e 29 e 30, em Três Pontas.

Já as semifinais e a grande final, também com apresentação de Almir Sater, terão lugar entre 5 e 7 de setembro, em Boa Esperança, no Sul de Minas, onde foi realizada a primeira e histórica edição do festival, em 1971, quando o país vivia em plena ditadura militar. Na época, as músicas inscritas eram previamente submetidas aos censores, que chegaram a vetar algumas.

De acordo com os organizadores do festival, que é considerado um dos maiores do país no gênero, a comissão julgadora, que já está sendo formada, será composta por conhecidos músicos, compositores, críticos musicais, escritores e jornalistas. Além dos prêmios em dinheiro e troféus, será oferecida ajuda de custo aos participantes.

Mostras Paralelamente ao festival, nas cidades onde ocorrerão as fases eliminatórias, e também em Boa Esperança, na semifinal e final, serão realizadas diversas mostras culturais, com apresentações de peças de teatro, espetáculos de mágica, de música erudita e instrumental, entre outras atrações. Tudo de graça para o público.

Para participar do 44º Festival Nacional da Canção não tem mistério nem restrições em relação ao estilo musical. As inscrições custam R$ 10 e podem ser feitas pelo site do festival ou pelo correio, para o endereço: Rua Belo Horizonte, 224, Jardim Andere, Cep 37006-370, Varginha, MG. As inscrições pelo correio deverão chegar à sede do festival até 7 de junho.

MAIS SOBRE MÚSICA