Thelmo Lins e Wagner Cosse homenageiam Dorival Caymmi em show

Apresentação será neste sábado e domingo no Teatro Santo Agostinho

por Carlos Herculano Lopes 04/04/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Mary Lane Vaz/divulgação
(foto: Mary Lane Vaz/divulgação)
Depois de apresentar os espetáculos Casa do fado, inspirado no tradicional gênero português, Casa de Espanha, baseado na música espanhola, e Casa de Vinicius, dedicado ao centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes, a dupla Thelmo Lins e Wagner Cosse homenageia Dorival Caymmi. Neste sábado, o show para o mestre baiano estreia no Teatro Santo Agostinho, em BH.


Wagner Cosse explica que a opção foi ressaltar o universo feminino criado pelo “pai” de Marina, Rosa morena e Gabriela. Dia 30, lembra ele, o Brasil vai comemorar o centenário de nascimento do compositor. “Vamos cantar não somente as mulheres famosas, mas as anônimas – nem por isso menos importantes. Elas são musas de 'A vizinha do lado' e 'A preta do acarajé', entre outras canções”, afirma.

De acordo o artista mineiro, ao focalizar as mulheres no cancioneiro de Dorival, a dupla quis traçar um retrato da sociedade brasileira a partir dos anos 1940, da qual o compositor foi um dos grandes cronistas.

“As músicas ganharam novos arranjos com ênfase na sonoridade percussiva, mas sem deixar de lado os ritmos baianos nos quais ele se inspirou”, afirma Wagner.

Literatura Entre os outros trabalhos de destaque na carreira da dupla mineira estão 'Cânticos' (2006), inspirado na obra da poeta carioca Cecília Meireles, com música de Fátima Guedes, e 'O menino e o poeta' (2009), baseado na poesia da mineira Henriqueta Lisboa. Esse último trabalho rendeu o CD 'Tralalali tralalá'.

Wagner Cosse explica que ele e Thelmo Lins buscam desenvolver projetos voltados para a formação da identidade cultural brasileira, valorizando os grandes nomes da arte nacional.

Sábadoe domingo, eles dividirão o palco com a dupla Danilo Abreu (responsável por direção musical, arranjos e teclados do show), André Carvalho (violões), Diego Mancini (contrabaixo acústico), Ana Brandão e Bill Lucas (percussão). O show contará com a participação especial das cantoras Selmma Carvalho e Andréa Amendoeira.

CASA DE CAYMMI

Com Thelmo Lins e Wagner Cosse. Teatro Santo Agostinho, Rua Aimorés, 2.679, Bairro Santo Agostinho, (31) 2125-6810. Amanhã, às 21h; domingo, às 19h. R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Venda antecipada: www.sympla.com.br.

MAIS SOBRE MÚSICA