Cecília Siqueira e Fernando Lima formam duo que abre o 'Movimento Violão', no CCBB

Violonistas mesclam técnica e sincronismo para impressionar o público

por Eduardo Tristão Girão 31/03/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Mateus do Val/Divulgação
(foto: Mateus do Val/Divulgação)
O Movimento Violão é uma das mais significativas séries dedicadas ao instrumento no país. Realizado há 11 anos, o projeto já levou aos palcos grandes músicos brasileiros e estrangeiros, a exemplo dos irmãos Sergio e Odair, do Duo Assad, Fábio Zanon, o argentino Pablo Márquez e o peruano Jorge Caballero. Antes restrito a cidades paulistas, o evento ganha edição em Belo Horizonte, com dois concertos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O primeiro será nesta segunda-feira à noite, com o Duo Siqueira-Lima.

Formado pela uruguaia Cecília Siqueira e pelo mineiro Fernando Lima, o duo aposta na mescla de técnica e sincronismo para impressionar o público. Foi no Concurso Internacional de Violão de Caxias do Sul, em 2001, que os dois se conheceram: depois de dividir o primeiro lugar da competição, criaram no ano seguinte essa formação. Já se apresentaram em importantes festivais brasileiros, da Suíça, Rússia, Espanha, Ucrânia, Irlanda, França e Estados Unidos, entre outros.

O duo tem três CDs gravados, sendo o último, 'Um a um' (2010), composto exclusivamente por música brasileira. Aliás, a opção por interpretar e gravar peças nacionais e latino-americanas é uma constante na carreira dos violonistas. Isso foi confirmado sobretudo quando lançaram o segundo disco, 'Lado a lado' (2006), dedicado somente a peças de grandes compositores brasileiros – foi também a estreia dos dois com o nome Duo Siqueira-Lima. Recentemente, conquistaram o prêmio Press Award USA na categoria Show do Brasil nos EUA – Instrumentistas.

ABRIL Já dia 28 do mês que vem será a vez de o paulista Pedro Martelli subir ao palco do CCBB pelo Movimento Violão. Bacharel pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e mestre em música pela Juilliard School, nos Estados Unidos, ele foi vencedor do segundo Concurso Nacional de Violão promovido pela primeira instituição e ficou em segundo lugar no primeiro Concurso para Instrumentistas e Cantores promovido pela Ordem dos Músicos do Brasil-SP. É professor da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

Pedro Martelli já participou de oficinas e seminários nacionais e internacionais e se apresentou com a meio-soprano Nan Maro Babakhanian, o Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto e a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. Para a apresentação na capital mineira, a expectativa é que o violonista repita a homenagem que fez em seu mais recente concerto, semana passada, em Araraquara (SP), quando dedicou parte do repertório à obra do icônico violonista espanhol Paco de Lucía, que morreu no mês passado.

Movimento Violão
Concerto do Duo Siqueira-Lima. Nesta segunda-feira às 20h, no Centro Cultural do Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários). Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), à venda na bilheteria. Informações: (31) 3431-9400 e www.movimentoviolao.com.br.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA