Avaliada em US$ 45 milhões, viola Stradivarius ''mais perfeita'' vai a leilão

Instrumento foi fabricado em 1717

por AFP 26/03/2014 18:16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução
Instrumento criado por Antonio Stradivarius (foto: Reprodução)
A viola, nstrumento semelhante ao violino, ligeiramente maior, considerada como a mais famosa do mundo, uma "Macdonald" fabricada por Antonio Stradivarius em seu auge, será leiloada em Nova York em uma venda em que se espera arrecadar mais de 45 milhões de dólares, informou nesta quarta-feira a casa de leilões Sotheby.

A viola "Macdonald", feita em 1717 por Stradivarius (1644-1737), "não tem igual em termos de conservação, beleza e qualidade musical", indica a tradicional casa de leilões em um comunicado, anunciando a excepcional venda que acontecerá em conjunto com Ingles & Hayday.

A venda do instrumento, nas mãos da família do músico austríaco-britânico Peter Schidlof, acontecerá nesta primavera por meio de um sistema de ofertas em envelope fechado, explica a Sotheby.

De todos os instrumentos fabricados por Stradivarius, as violas são as mais valorizadas, já que há apenas dez no mundo, de um total de 600 violinos e 50 violoncelos criados durante sua carreira.

O recorde atual em leilão de um instrumento é o violino Stradivarius "Lady Blunt" (1721), que foi vendida por 15,9 milhões de dólares em junho de 2011 em um leilão on-line da Nippon Music Foundation para angariar fundos depois do terremoto e tsunami no Japão.

MAIS SOBRE MÚSICA