Programa abre edital para fortalecer a música mineira na África e América do Sul

Produtores e representantes de artistas interessados em participar de eventos em Cabo Verde e na Argentina podem se inscrever até 28 de março

por Fernanda Machado 18/03/2014 16:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
SXC.hu/Banco de Imagens
(foto: SXC.hu/Banco de Imagens)
O Programa Música Minas abre inscrições para mais um edital que busca intensificar a circulação da música produzida no estado pelo exterior. O objetivo é posicionar e promover a cultura musical local e gerar oportunidades no mercado internacional para representantes da cadeia produtiva do setor em Minas Gerais. A iniciativa busca ampliar as relações com a América Latina e a África, com vocação especial para o universo da world music.

Fruto de articulações junto a eventos internacionais, somadas a contribuições reunidas em consulta pública feita com o segmento, o novo Edital de Circulação em Feiras vai permitir que produtores e representantes de bandas, selos e festivais possam participar de rodadas de negócios e reuniões em duas estratégicas feiras mundiais: Atlantic Music Expo, a AME 2014, em Cabo Verde, e o Mercado de Indústrias Culturais, o MICSur, na Argentina.

Raíssa Galvão/Divulgação
Reunião do Fórum da Música de Minas Gerais (foto: Raíssa Galvão/Divulgação)
O edital é voltado a agentes e empreendedores culturais com histórico de atuação na representação de artistas e/ou grupos musicais de Minas. Formulários de inscrição e informações detalhadas estão disponíveis na seção Editais, no site www.musicaminas.com. O prazo para inscrição das propostas vai até o dia 28 de março, às 18h, impreterivelmente. As reuniões do Fórum da Música de Minas Gerais acontecem sempre às terças-feiras, às 19h, com transmissão online para quem quiser acompanhar as discussões.

Vinte e oito músicos mineiros que acabam ser beneficiados pelo último edital já participam de apresentações em seis municípios mineiros a partir do fim deste mês até o início de abril. Bandas de Vespasiano, Lavras, Varginha e da capital vão circular por cidades da Zona da Mata, Vale do Mucuri, Centro-Oeste e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O programa é uma ação de política pública firmada entre o Governo de Minas e o Fórum da Música, grupo de entidades organizadas e representativas do setor musical. Em sua quinta temporada, é de responsabilidade do VALEMAIS. O atual núcleo gestor é formado por Guilardo Veloso, Francisco Cereno, Gabriel Murilo e Israel do Vale – todos eles, pela primeira vez à frente da condução do Música Minas.

MAIS SOBRE MÚSICA