Orquestra de Câmara Sesiminas faz o seu milésimo concerto

Grupo atua há 27 anos e fará apresentação especial nesta sexta-feira

por Eduardo Tristão Girão 14/03/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Sebastião Jacinto Júnior/Divulgação
Orquestra foi criada em 1986 pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) (foto: Sebastião Jacinto Júnior/Divulgação)
A Orquestra de Câmara Sesiminas inicia a temporada de 2014 com uma feliz coincidência: o concerto desta noite, em Belo Horizonte, será o milésimo da história do grupo. O maestro Marco Antônio Maia Drumond, fundador do grupo, preparou repertório com peças dos compositores Haendel, Schubert e Janacek. O solista será o violinista Elias Barros.


Criada em 1986 pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a orquestra tem feito cerca de 40 apresentações por ano, sempre com turnês pelo interior. Os concertos de cunho didático são a sua marca, pois o objetivo principal é levar peças de câmara aos industriários. Ao longo do tempo, o grupo ampliou o repertório com as músicas popular e erudita brasileiras. Recentemente, chegou a tocar com as bandas pop Skank e Jota Quest.
“O que nos caracteriza é a vontade de levar música de qualidade a todos, seja de que época ou gênero for. Existe música ruim, inclusive no meio erudito, e não é com ela que trabalhamos”, garante o maestro Drumond. Para a nova temporada, além dos concertos regulares o grupo manterá a parceria com o Skank em nove shows no interior de Minas Gerais.

RETORNO Paralelamente à agenda que leva a Orquestra de Câmara Sesiminas a salas mineiras e de outros estados, o maestro Marco Antônio Drumond se empenha em priorizar a escola mantida pelo Sesiminas, que atende gratuitamente estudantes dos níveis fundamental e médio.


Os jovens têm aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. “Somos a entidade que mais coloca alunos em faculdades de música. Levamos para elas gente realmente carente”, conta Drumond.

ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS
Teatro Sesiminas. Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, (31) 3241-7181. Peças de Haendel, Schubert e Janacek.
Hoje, às 20h30. Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada). Informações: www.sesimg.com.br  


 

MAIS SOBRE MÚSICA