Cidade de Kurt Cobain celebra obra e legado do roqueiro que faria 47 anos nesta quinta

Com 16 mil habitantes, a cidade de Aberdeen fundou um centro de memória com obras e composições do líder do Nirvana

por Correio Braziliense 20/02/2014 09:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
(foto: Divulgação)
'Come as you are'. A frase (algo como 'venha como você é') aparece na placa que dá boas-vindas a quem chega à pequena Aberdeen, cidadezinha de 16 mil habitantes, localizada no estado de Washington, nos Estados Unidos. Terra natal de Kurt Cobain, autor da canção de cujo título as palavras foram retiradas, nem sempre Aberdeen se empenhou em louvar o filho ilustre. Para as autoridades locais, o ex-líder do Nirvana, que cometeu suicídio há quase 20 anos, não era o que se pode chamar de bom exemplo.

Depois da instalação da condecoração na entrada da cidade, em 2005, pelas mãos do grupo Kurt Cobain Memorial Foundation, a história começou a mudar. A obra deixada pelo compositor, um dos maiores ídolos do rock mundial, passou a ser motivo de orgulho. A celebração ganha novo capítulo hoje, dia em que ele completaria 47 anos. Por conta da ocasião, Aberdeen instituiu o 20 de fevereiro como Dia de Kurt Cobain. Jeff Burlingame, também nascido na cidade, conheceu Kurt quando ambos eram adolescentes. Ele faz parte do grupo que colocou o “Come as you are” como local turístico de Aberdeen. “A placa ficou famosa mundialmente e se tornou um ponto de referência para os fãs de Nirvana”, orgulha-se o hoje escritor de 42 anos, em entrevista exclusiva ao Correio. “Promovemos também vários shows de rock que atraíram para Aberdeen milhares de pessoas de diversos lugares.”

Nos próximos meses, o vocalista deve estar de volta aos noticiários com ainda mais força. Em 5 de abril, faz duas décadas desde sua morte. Logo depois, dia 10, o Nirvana adentra o Rock and Roll Hall of Fame, 25 anos após o lançamento do primeiro álbum, Bleach. Na cerimônia, deverão se encontrar os ex-integrantes da trupe, Dave Grohl e Krist Novoselic, e a viúva de Cobain, Courtney Love. Porém, a relação entre as partes não é das melhores.

Assista ao vídeo de 'Come as you are':

MAIS SOBRE MÚSICA