Emicida e MC Guime se apresentam em Belo Horizonte

Cantores fazem show no Trevo Seis Pistas, nesta sexta-feira

por Walter Sebastião 14/02/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Máximo/reprodução
E.m.i.c.i.d.a e MC Guime (foto: Máximo/reprodução)
“Sei que não vou salvar o mundo, mas se conseguir salvar os moleques que estão ao meu redor já está bom”. Palavras de MC Guime – Guilherme Aparecido Dantas, de 21 anos –, músico de Osasco que mora em São Paulo. Sensação do momento, ele faz show nesta sexta-feira, no Trevo Seis Pistas. A observação vem a propósito de seu novo lançamento: 'País do futebol', com direito a clipe com a participação do jogador Neymar. A letra do funk fala em esporte e música como opções para a garotada pobre que sonha com uma vida melhor e quer ser respeitada.


Guime explica que o novo trabalho é fruto da evolução de seu projeto de mesclar rap e funk. Estão no forno outras músicas com o mesmo perfil, como Aliados. O repertório do MC paulista bomba na internet: fazem sucesso Na pista eu arraso, Tá patrão e Plaque de 100, entre outras. Acrescentem-se produções de amigos como os MCs Lon, Bola, Pequeno e Menor e da dupla carioca Cidinho e Doca.

Ele reverencia Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue – o veterano quarteto de rap Racionais MCs. Guime começou fazendo crítica social. Diante das dificuldades para divulgar suas canções, trocou o protesto pelo funk ostentação, cujas letras gostam de exibir a vida de luxo e riqueza.

“Tinha que mostrar à minha família que música dava dinheiro. Aos poucos, comecei a levar o funk a sério”, conta ele, acrescentando que gostaria de misturar batidas funkeiras com os mais diversos gêneros musicais.

“Falo da superação das dificuldades, de ter condições de oferecer conforto para a família. O brasileiro melhorou de vida e quer comprar moto, carro”, diz o MC. Entretanto, ele avisa: não faz apologia da vida fácil, mas da necessidade de estudar, trabalhar e de batalhar. “Isso é difícil quando a gente é novo”, ressalta. Para enfrentar as dificuldades da carreira, Guime contou com uma ajuda importante: “A fé em Deus, a fé de que ia conseguir um lugar para mim”. Isso trouxe disciplina “e a capacidade de ter os pés no chão, senão desvirtua”, observa. “Não sou professor para negar a importância do dinheiro, mas o valor está nos amigos de verdade, em estar de bem com a família e na saúde”, garante.

O grande sonho de MC Guime é ver sua música tocando mundialmente. Admirador dos grupos Racionais MCs, Trilha Sonora do Gueto e R.N.J, diz que esses artistas fazem trabalhos verdadeiros. “Não gosto nem de coisas forçadas nem do que a mídia fica empurrando”, observa. Ele também admira Thiaguinho, porque o cantor conseguiu realizar seu sonho.

Emicida A programação de hoje terá dois shows completos. Um de MC Guime e o outro de E.m.i.c.i.d.a – segundo o artista, a sigla significa Enquanto Minha Imaginação Compor Insanidades Domino a Arte. O paulistano Leandro Roque de Oliveira, de 28 anos, é rapper, repórter do programa Manos e minas (da TV Cultura) e produtor. O berço dele foram as batalhas de MCs com seus versos improvisados. Revelação do hip hop nacional, ele participa do clipe País do futebol ao lado de MC Guime.

“Admiro a sinceridade do Emicida. Ele não tem medo de falar do que vê”, elogia Guime. O rapper lançou os discos solo Pra quem já mordeu um cachorro por comida, até que eu cheguei longe (2009) e O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui (2013).

 

"Falo da superação das dificuldades, de ter condições de oferecer conforto para a família" - Guilherme Aparecido Dantas,  MC Guime

 

MC GUIME E EMICIDA
Trevo Seis Pistas. Alameda da Serra, 11, Nova Lima. Nesta sexta-feira, às 22h. Ingressos/1º lote: R$ 40 (fem) e
R$ 60 (masc). Classificação: 18 anos. À venda na Central dos Eventos (Rua Fernandes Tourinho, 470, loja 12, Savassi); Ponto do Açaí (Rua Passatempo, 562, Sion) e lojas Redley (BH Shopping e Pátio Savassi). Informações: (31) 2555-4112, (31) 8819-3494, (31) 9694-7040 e (31) 9672-7224.

MAIS SOBRE MÚSICA