Alceu Valença encerra celebração de 300 anos de São João del-Rei

por Carolina Braga 07/12/2013 11:36

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Iris Zanetti / Divulgação - Alceu Valenca
Alceu Valença faz show amanhã, encerrando a semana festiva da cidade mineira (foto: Iris Zanetti / Divulgação - Alceu Valenca )

Com homenagens a figuras ilustres da cultura da cidade, São João del-Rei encerra neste domingo, com show de Alceu Valença, a semana festiva pelos seus 300 anos de fundação. A antiga vila situada no Campo das Vertentes mineiro foi inaugurada em 8 de dezembro de 1713, convertendo-se em cidade em março de 1838. Cidadãos são-joanenses como o escritor Otto Lara, a poetisa Bárbara Heliodora e o sambista Agostinho França são algumas das figuras lembradas para dar nome a alguns dos oito palcos espalhados pela cidade.

A programação é marcada pela diversidade. Hoje, por exemplo, às 10h, a Mina de Ouro será reinaugurada para visitas. Descoberto e explorado no século 18, o local será aberto à visitação de turistas. Eles poderão conhecer como era a extração do ouro na região. Amanhã, a maratona de atividades começa às 6h, com alvorada festiva comandada pela Banda Municipal Santa Cecília. Conhecida como “furiosa”, a euterpe prestará homenagem a Nossa Senhora da Conceição, na Igreja de São Francisco.

“Costumamos dizer que São João é um caleidoscópio cultural. A cidade tem variedade grande, com a produção musical, teatro, escolas de samba e orquestras bicentenárias. Procuramos contemplar essa pluralidade”, diz o secretário de Cultura, Pedro Leão. Como comenta, ao longo de seus 300 anos, São João del-Rei revelou-se palco de importantes acontecimentos históricos, que acabaram por reforçar uma tradição política. “São João respira história nesse sentido. Tem uma tradição política e musical muito forte”, completa.

Além de ressaltar a força da produção local, a festa dos 300 anos de São João del-Rei recebeu convidados conhecidos nacionalmente. Jair Rodrigues foi responsável pela abertura dos festejos, no domingo. Amanhã, Alceu Valença, a partir das 22h, animará o encerramento no palco montado em frente à Igreja de São Francisco.

PROGRAMAÇÃO
Hoje
10h – Reinauguração da visita à Mina de Ouro no Bairro Bica da Prata
16h30 – Espetáculo infantil O pequeno cavaleiro andante, no Teatro Municipal
20h – Show de canção visionária de Léo Brasil, no Bairro Matosinhos
21h – Show Martelo de pano, no Bairro Matosinhos
22h – Lançamento dos sambas 2014, no Largo do Carmo

Amanhã
6h – Alvorada festiva com a Banda Municipal Santa Cecília, São Francisco
10h – Oficina de tapete de rua, no Largo do Carmo
13h30 – Cortejo folias, congados e raízes da terra, no largo da Igreja de
São Francisco
14h30 – Lançamento do selo dos 300 anos e do concurso de fotografia André Belo, no salão nobre da prefeitura
15h – Show Chora Genésio, no Largo do Carmo
16h – Show do Pedacinhos do Céu, no Largo do Carmo
19h – Show MPB: Luiz e cia, no Largo do Carmo
20h – Espetáculo Flor de manacá, no Teatro Municipal
20h – Orquestra Lira Sanjoanense, no Bairro São Gonçalo do Amarante
22h – Show de Alceu Valença, no Largo da Igreja de São Francisco

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA