Laura Lopes privilegia repertório de inéditas em show na Mostra Cantautores

Cantora se apresenta nesta sexta ao lado de Frederico Heliodoro. Raphael Sales e Irene Bertachini são as atrações de sábado

por Ailton Magioli 29/11/2013 10:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
André Baumecker/divulgação
Laura Lopes privilegiará repertório com novas canções (foto: André Baumecker/divulgação)
Cheia de novidades, a cantora e compositora Laura Lopes, uma das jovens fundadoras do coletivo Amostra Nua de Autoras (ANA), vai abrir os shows de fim de semana da 3ª Mostra de Cantautores BH. “Resolvi incluir no repertório a maioria de minhas canções inéditas, pois são raras as oportunidades de mostrá-las”, afirma Laura, que estreou na carreira fonográfica com o CD 'Abaporu', em 2012.


Acompanhada apenas do próprio violão, Laura vai cantar apenas 'Infinito plural' e 'A cidade', de seu primeiro disco. No mais, ela assina sozinha a maioria das inéditas que o público ouvirá. A exceção é 'Mansidão', composta com Juliana Branco. “Não tenho muitos parceiros”, afirma Laura, listando os companheiros César Lacerda, Jennifer Souza, Luiza Brina e Brisa Marques.

Outra atração da mostra é Frederico Heliodoro, filho do compositor Affonsinho. Para a surpresa de alguns, o baixista vai mostrar canções que escreve eventualmente. “Isso surgiu principalmente depois de minha temporada de Nova York, em 2011. Além do contato com o mundo do jazz, vivi um pouco do folk, o que me inspirou a compor”, conta Fred.

Facebook/Divulgação
Frederico Heliodoro se revela como compositor (foto: Facebook/Divulgação)
Em fase mais melancólica, ele escreveu sozinho as 10 canções que serão apresentadas na Mostra de Cantautores BH. “Tenho o projeto de gravá-las, mas vai demorar”, avisa Heliodoro, que no futuro disco pretende adotar o estilo voz e violão com pitadas de eletrônica. “Meu pai, sem dúvida, me influencia. Adoro a relação dele com a simplicidade na hora de compor. Quando escrevo, tento ser o mais direto possível para expressar minhas emoções”, confessa o autor de 'Vai', 'Nave espacial' e 'Mas me deixe a saudade'.

Por sua vez, Laura Lopes comemora o fato de BH conviver com dois movimentos de autoras: ANA e Elas de Minas, projeto que, além de shows, deve lançar disco em 2014. “Com certeza, há menor reconhecimento de nossas canções em relação à produção dos autores masculinos. Mas nós tentamos cavar espaço e estamos conseguindo”, comemora ela.

3ª MOSTRA DE CANTAUTORES BH

Sexta-feira, às 20h – Laura Lopes e Frederico Heliodoro. Amanhã, às 20h – Raphael Sales e Irene Bertachini. Funarte MG, Rua Januária, 68, Floresta. R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Informações: (31) 3213-3084.

MAIS SOBRE MÚSICA