André Rocha faz apresentações com entrada franca em BH

Com novo repertório, show é uma mostra de 'Paso', novo trabalho do mineiro. Músico toca nesta terça-feira, na Casa do Baile

por Eduardo Tristão Girão 19/11/2013 08:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
André Tanure/Divulgação
(foto: André Tanure/Divulgação)
O compositor belo-horizontino André Rocha tem se dedicado nos últimos anos ao violão Brahms, instrumento de nove cordas que é tocado na vertical, criado pelo escocês Paul Galbraith. O resultado está prestes a ser lançado em disco duplo, batizado de 'Paso', mas enquanto termina de ser mixado o músico fará série de apresentações com o novo repertório, a partir de amanhã, quando tocará na Casa do Baile, às 20h30, com entrada franca.

O disco foi originalmente gravado com percussão e quarteto de cordas, mas nos próximos shows o público ouvirá formação mais compacta, com André, Luka Milanovic (violino) e Felipe José (violoncelo) tocando oito peças do trabalho. A série de apresentações gratuitas continuará no Centro Cultural Padre Eustáquio (dia 24, às 11h); no Centro de Cultura de Belo Horizonte (dia 30, às 20h); e no Centro Cultural Lagoa do Nado (em 7 dezembro, às 15h).

“Para a minha linguagem, esse instrumento tem funcionado muito bem. Deixei o violão comum de lado e estou mergulhado nas minhas composições. O violão Brahms já é diferente visualmente e isso faz com que as pessoas o ouçam como se não fosse violão. Isso é bom, pois tira as predisposições do ouvinte. Alguns comparam seu som ao do piano, por ser mais cheio. Ele tem linguagem própria, mas reflete muitos compositores que gosto, como Leo Brouwer e Sérgio Assad”, observa André.

O violonista adianta que 'Paso' deverá ser lançado no fim de dezembro. Dividido em três partes, começa com nove peças escritas por ele para violão Brahms e quarteto de cordas, com participação de um percussionista em algumas delas. Continua com parte solo que inclui obras autorais e arranjos de Tom Jobim, Villa-Lobos e Claudio Santoro. A última seção, também solo, é composta por improvisos registrados numa igreja de acústica peculiar em Caeté, na Região Metropolitana de BH.

Paso
Show de pré-lançamento do disco de André Rocha. Terça-feira, às 20h30. Casa do Baile, Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha). Informações: (31) 3277-7443. Entrada franca.

MAIS SOBRE MÚSICA