Yoko Ono recebe prêmio em honra a trabalho pela paz

Instituto alemão aponta japonesa como personalidade influente na propagação de arte e cultura

por AFP 17/10/2013 19:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
REUTERS/Lucas Jackson
Yoko Ono decidiu doar os 10 mil euros do prêmio a ONG que aposta em jovens artistas no Quênia (foto: REUTERS/Lucas Jackson )
A artista japonesa Yoko Ono recebeu nesta quinta-feira, 17, em Berlim, o Prêmio Theodor Wanner por sua militância em favor da paz e do entendimento entre os povos, concedido pelo Instituto Alemão para as Relações Internacionais. "Ela desenvolveu, com seu trabalho, a consciência de que a paz é um valor absoluto no mundo e influiu, de forma duradoura, no papel que a arte e a cultura podem desempenhar em sua consecução", explicou o instituto.

O prêmio "tem uma mensagem para mim, que mostra que vocês entenderam o que eu faço", agradeceu Yoko. A viúva do Beatle John Lennon pediu ainda que seja deixado um mundo em paz para as futuras gerações. "Agora, é hora da ação, e a ação é a paz. Pensem na paz, ajam pela paz e expandam a paz. Vamos fazer isso juntos", concluiu a artista, de 80 anos.

Yoko decidiu doar os 10 mil euros do Prêmio Theodor Wanner - fundador do instituto- a Boniface Mwangi, que dirige a Pawa 254, uma plataforma que ajuda os jovens artistas no Quênia. Em dezembro passado, Yoko Ono já havia sido agraciada com a medalha Rainer Hildebrandt, nome do fundador do Museu Checkpoint Charlie, o antigo ponto de controle entre Berlim Ocidental e Oriental, divididas pelo Muro de Berlim durante a Guerra Fria.

A artista também luta contra a fome no mundo e contra a exploração de gás de folhelho (xisto). A cerimônia foi realizada perto do Portão de Brademburgo, na presença do ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle.

MAIS SOBRE MÚSICA