Jorge Dissonância assume a persona Jorge Dimariê e lança o disco 'Telecoco'

Trabalho coletivo com a banda Geleia Pop acaba de ser divulgado

por Kiko Ferreira 17/10/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Maximiano Neto/Divulgação
Dimariê e o grupo Geleia Pop estão lançando o CD Telecoco (foto: Maximiano Neto/Divulgação)
A música feita em Minas apresenta a morte temporária da dissonância. Explica-se: o cantor e compositor Jorge Dissonância, nascido em Sergipe, mas perfeitamente integrado ao cenário de BH, deixou de lado, temporariamente, o nome artístico tradicional e assumiu a persona Jorge Dimariê. E justifica: “Um dia um amigo de música me disse que artistas como nós estão condenados à morte. E, se é para matar, que eu mesmo faça isso.” O novo apelido artístico vem da cidade natal, Maruim, e das Marias importantes em sua vida.


Jorge separa os dois personagens. Dissonância passa a ser usado para projetos individuais. E Dimariê, para obras coletivas. É o caso do CD 'Telecoco', estrelado pelo quarteto Geleia Pop, que acaba de chegar da fábrica e começa a ser divulgado. O grupo é formado por Dimariê (voz, violão e percussão), Leonardo Clementine (baixo, pífanos, samples), Nai (guitarra) e Tininho Cândio (baixo e percussão). E conta com o quinteto vocal feminino As Coralinas para encorpar os vocais de três das 11 faixas.

Nesse trabalho coletivo, Jorge adapta seu “tambatuque Gerais”, misto de influências africanas e indígenas, para mesclar um certo saudosismo interiorano com sonoridades urbanas. O duplo sentido da rede (rede de tecido e internet) na letra de 'Bem de massa', a rapadura globalizada de 'Geleia pop' e o 'Festcum sinuoso' que encerra o disco contrastam com o tom quase ingênuo, simples, de 'Rosada e Café' com bem quer, e com o jeito sedutor de 'Ivete piriguete'. Mas, no geral, predomina a visão pop de 'Telecoco', que abre o álbum com um verso emblemático: “Minha lente de contato é a televisão”.

MAIS SOBRE MÚSICA