Daniel recupera trajetória de 30 anos em novo EP/DVD

Trabalho terá a participação de orquestra e atores. Sertanejo se prepara para estrear temporada do The voice Brasil

por Ailton Magioli 02/10/2013 07:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Gabriel Wickbold/Divulgação
"Eu diria que sou um cantor bem popular, que preza pelas origens", Daniel, cantor (foto: Gabriel Wickbold/Divulgação)
E assim se passaram mais de três décadas desde que José Henrique dos Reis (1960-1997) e José Daniel Camillo, de 45 anos, se conheceram em Brotas, no interior de São Paulo, onde formaram a dupla João Paulo & Daniel. Para comemorar a data, Daniel, que depois da morte do amigo e parceiro seguiu carreira solo, lança o surpreendente DVD/EP 'Daniel – 30 anos – O musical', no qual repassa a trajetória de sucessos, com direito à participação de orquestra e elenco de bailarinos e cantores, além de atores.


Preparando-se para estrear amanhã à noite, logo depois da novela das nove, a segunda temporada do programa 'The voice Brasil', da TV Globo, ao lado dos parceiros Lulu Santos, Cláudia Leite e Carlinhos Brown, Daniel diz que pretende voltar a encenar o megaespetáculo em outras capitais, depois das duas apresentações de São Paulo, para a gravação do DVD/EP. A ideia do musical surgiu do impacto que o cantor teve ao assistir, em 1998, em Nova York, à montagem de 'O fantasma da ópera'.

“Foi a primeira vez que vi um grande musical e fiquei pensando: será que um dia eu posso levar isso para o meu show?” A parceria com os diretores Marcelo Amiky e Vivien Forte possibilitou a realização do sonho, no Credicard Hall Music, onde Daniel reuniu mais de 200 profissionais para a gravação do show. Dividido em oito partes (Infância, Encontro, Locomotiva do sucesso, Despedida, Celebração do amor, Solo, O artista está só... e Sucesso), o espetáculo tem pelo menos 10 trocas de figurinos e 16 performances por meio das quais o elenco atua, canta e dança.

Matheus Braga vive o Daniel criança e Felippe Siqueira o jovem. Os pais do cantor são interpretados por Daniella Biancalana e Marcos Tumura, enquanto Rafael Machado vive o parceiro João Paulo. A maioria dos bailarinos, cantores e músicos veio do elenco de musicais como 'Miss Saigon', 'A bela e a fera', 'Cabaret', 'Os miseráveis' e 'Rei Leão', todos encenados em São Paulo. Para escrever o roteiro, o cantor contou com Daniel Salve, que, além de atuar na versão brasileira de 'Rent', foi responsável pela direção musical de 'Cazas de Cazuza'. Já o maestro Carlos Iafelice (arranjos e orquestração) veio de 'New York, New York'.

Para cada uma das partes encenadas na trajetória de Daniel foram escolhidas músicas como 'Romaria', 'Poeira da estrada', 'Saudades da minha terra', 'Solidão de amigos', 'Desejo de amar', 'Rosto molhado', 'Só dá você na minha vida', 'Hoje eu sei','Eu me amarrei', 'Que dure para sempre', 'Estou apaixonado', 'Te amo cada vez mais', 'Bridge over troubled water', 'Ela tem o dom de me fazer chorar' e 'Tocando em frente'. Também estão no repertório do musical os sucessos 'Um dia de domingo', 'Fricote', 'A jiripoca vai piar',' Meu mundo e nada mais', 'Pra ser feliz', 'Esperança', 'Os amantes', 'O menino da porteira', 'Disparada' e 'Nos bailes da vida'. Do amigo e parceiro do The Voice Brasil Daniel recebeu de presente 'Tantinho'.

Raízes brasucas


Discreta e comovidamente encenada ao som de 'Bridge over troubled water', a morte do amigo e parceiro João Paulo, vítima de acidente automobilístico, é um dos momentos mais marcantes da encenação, assim como a participação do cantor no filme 'O menino da porteira', que acabou lhe rendendo o Grammy Latino de melhor trilha sonora. Com mais de 13 milhões de discos vendidos, 17 álbuns e quatro DVDs, mesmo tendo começado em dupla, fazendo música sertaneja, Daniel hoje se considera um cantor romântico, que não ignora as raízes brasileiras. “Diria que sou um cantor bem popular, que preza as origens”, afirma o fã do sertanejo clássico. “Sou cantor romântico, que canta o cotidiano do povo”, conclui.

Momentos como aquele em que Daniel conheceu a canção 'Estou apaixonado', a participação no filme 'O menino da porteira', como boiadeiro, e a morte de João Paulo também são destacados por ele.

A propósito do programa The Voice Brasil, além do “grande aprendizado”, Daniel destaca o potencial e o talento ali presentes, que reverberam nos jurados. “Acrescenta algo até no campo pessoal”, diz, garantindo que ali está a “veracidade musical do Brasil”.

As faixas 'Tantinho', 'Maravida',' Fale um pouco de você' e o dueto inédito com a cantora mexicana Thalía em 'Estou apaixonado' estão no repertório do CD, que integra o kit (DVD/EP) que está chegando às lojas.

A crise na indústria fonográfica parece ter feito do DVD uma espécie de “salvação” do mercado  brasileiro. Com a queda de vendas de CD, artistas e gravadoras passaram a investir na tecnologia que, depois de chegar aos Estados Unidos em 1996, ganhou força no Brasil a partir dos anos 2000.

MAIS SOBRE MÚSICA