Designers mineiros são indicados ao Grammy Latino pelo álbum de estreia da cantora Laura Lopes

Filipe Costa e Mateus Sá assinam projeto gráfico de 'Abaporu', que teve indicação anunciada nesta quarta-feira, 25

por Bossuet Alvim 25/09/2013 19:19

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Projeto Gráfico de Filipe Costa e Mateus Sá, Imagem por Ana Rocha
Dividido em lâminas individuais ao contrário do tradicional formato de livreto, o encarte de 'Abaporu' foi desenvolvido por Filipe Costa e Mateus Sá a partir das ilustrações de Ana Rocha (foto: Projeto Gráfico de Filipe Costa e Mateus Sá, Imagem por Ana Rocha)
A indicação ao Grammy Latino do projeto gráfico de 'Abaporu', álbum de estreia da mineira Laura Lopes, foi a novidade que revirou a rotina do designer Felipe Costa nesta quarta-feira, 25. "Ganhei na loteria sem comprar o bilhete", resume o artista de 24 anos, que divide a nomeação com o namorado, Mateus Sá, designer gráfico e coautor do projeto.

 

A notícia foi entregue na voz da cantora, mas "a ficha demorou a cair" quanto à dimensão do acontecimento, uma vez que ele sequer sabia que a obra havia sido inscrita na premiação. "A Laura me ligou de Portugal para contar, mas eu não entendi de que prêmio estávamos falando porque ela estava muito empolgada", ele recorda.

 

Os desenhos de Ana Rocha foram a base para o trabalho da dupla de designers. Ainda antes de começar as gravações, Laura Lopes já tinha certeza de que a arte da ilustradora se encaixaria perfeitamente com o conceito de 'Abaporu'. "A convidei e enviei as letras das músicas e as gravações que eu tinha", revela a cantora sobre o processo de criação com a desenhista. Depois do contato inicial com as canções, Ana "desenvolveu toda a linguagem a partir de carimbos, uma imagem por canção, com uma sensibilidade incrível de tradução dos significados das músicas", comenta Laura.

 

Além de estender em traços as criações musicais da cantora, Ana Rocha foi a responsável por apresentar o trabalho de Filipe a Laura Lopes, dando início à parceria que rendeu indicação ao Grammy. "A Ana me sugeriu que eu convidasse o Filipe Costa para fazer a diagramação e pensar em como seria a caixa do CD, e ele trabalhou em parceria com o Mateus Sá. Nós sempre acompanhamos o processo, para definir o tamanho da caixa, o tipo de papel, a espessura e tudo mais que precisasse, mas as idéias tanto da Ana quanto as que o Filipe e o Mateus me apresentavam eram tão bonitas que pouco precisou ser modificado de suas idéias originais", elogia a intérprete do disco de 11 faixas.

 

Arquivo pessoal/Reprodução
Filipe Costa e Mateus Sá sonhavam em trabalhar com produção gráfica na área de música; convite para 'Abaporu' representou o primeiro projeto de ambos na área (foto: Arquivo pessoal/Reprodução)
Costa comemorou ao compreender que o reconhecimento do trabalho partira da Academia Latina de Artes e Ciências Discográficas (ALACD), mas a lista de concorrentes ao prêmio ainda guardava uma honra maior na opinião do artista. "O que me deixou mais emocionado ao ver a indicação foi notar que estou concorrendo com o 'Abraçaço', do Caetano", ele explica. Além do álbum de Caetano Veloso, que rendeu nomeações a Tonho Quinta-Feira e Fernando Young, o Grammy Latino ainda indicou os projetos gráficos da coletânea 'De taitas y de mamas', do Equador, e dos últimos discos da banda mexicana Quiero Club e dos venezuelanos Los Amigos Invisibles.

 

A indicação chega antes de o jovem completar três anos de carreira no design e consolida a realização de um sonho.  Nascido em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, Filipe formou-se em Publicidade e Design Gráfico em instituições da capital mineira, sempre almejando atuar em produções relacionadas ao universo musical. "Sempre quis trabalhar com música, mas tinha a sensação de que aqui em BH já existiam muitos profissionais com mais aproximação da área", ele relata. O parceiro Mateus Sá tinha pretensões parecidas, e a primeira oportunidade no setor veio justamente com 'Abaporu'.

 

Augusto Barros/Divulgação
"Fiquei muito orgulhosa do projeto e principalmente dos artistas que colocaram muito carinho e bom gosto nesse trabalho; acho mesmo que os três merecem este reconhecimento", diz Laura Lopes (foto: Augusto Barros/Divulgação)
"A gente trabalhava como se fosse o projeto de nossas vidas, nos colocamos sob uma pressão muito grande, porque nós dois somos apaixonados por música e esta era nossa estreia no meio", Filipe relembra. Atualmente envolvido em produções gráficas do Galpão Cine Horto, o designer vê seu trabalho se encontrar constantemente com as artes cênicas, mas acredita que a seleção de 'Abaporu' deve abrir portas no campo da música. Nos planos imediatos, contudo, predomina a viagem a Las Vegas, onde acontece a cerimônia de premiação do Grammy Latino, no próximo 21 de novembro.

 

Laura Lopes encerra turnê pela Europa nesta quinta-feira, 26, com show em Lisboa. As canções de seu primeiro álbum podem ser ouvidas e adquiridas através do site oficial.



MAIS SOBRE MÚSICA