Guitar heroes ganham homenagem em festival no Stonehenge

Nomes de destaque da música mineira interpretarão clássicos de guitarristas que marcaram época

por Daniel Seabra 13/09/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
NICOLAS ASFOURI/AFP
(foto: NICOLAS ASFOURI/AFP)
A guitarra sempre foi considerada um instrumento sagrado, principalmente por amantes do rock e do blues. A chama continua acesa: hoje à noite, nomes de destaque da música mineira subirão ao palco do Stonehenge para homenagear guitarristas que marcaram época.

O 1º BH Guitar Festival reunirá Auder Júnior, Affonsinho e Alexandre da Mata, que interpretarão clássicos de Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton e Buddy Guy, respectivamente. No grand finale, o trio tocará clássicos do maior guitarrista do rock mundial: Jimi Hendrix.

“A ideia do festival surgiu como homenagem ao instrumento musical mais popular do mundo, um dos mais importantes para o rock, o blues e o jazz”, informa Auder Júnior. Rodrigo Cunha, da Raro Projetos, um dos realizadores do evento, faz questão de lembrar que Minas é celeiro de instrumentistas respeitados em todo o Brasil.

Auder diz que eventos como o festival reforçam o rock e o blues mineiros. “Em BH já temos uma cena de rock forte e agora se agrega a ela a força emergente do blues”, observa. Os três guitarristas contarão com o apoio do baterista Teófilo Laborne e do baixista Marcus Marangon.

O show desta noite ressaltará características próprias de cada homenageado. “Clapton é mais eclético, toca rock, balada, pop e reggae. Stevie Ray é mestre do Texas shuffle, enquanto Buddy vai mais na linha soul”, lembra Auder. Coube ao blues unir brasileiros, guitar heroes e Jimi Hendrix.

Affonsinho aprova a iniciativa de promover o evento. “Será um prazer participar desse festival”, afirma. “Tenho certeza de que BH, em pouco tempo, vai se tornar grande referência do blues no Brasil”, conclui Auder Júnior.

1º BH GUITAR FESTIVAL
Com Affonsinho, Alexandre da Mata e Auder Júnior. Stonehenge Rock Bar, Rua dos Tupis, 1.448, Barro Preto, (31) 9281-5239. Hoje, às 21h. Ingressos: R$ 18 (fem) e R$ 20 (masc).

O TRIO

“Eric Clapton sempre foi um professor, até mesmo para ensinar que devemos aprender com alguns de seus mestres: B. B. King, Freddie King e Albert King. Ensina o bom gosto, timbres históricos, frases inteligentes, economia nos solos e, principalmente, sentimento e respeito ao blues, sua
música sagrada”.
>> Affonsinho

“Stevie Ray Vaughan é o grande responsável pelo ressurgimento do blues nos anos 1980. Ele sintetiza feeling, técnica invejável e uma pegada incrível. Para mim, Vaughan representa a mistura do blues de Albert King com a magia de Jimi Hendrix e a forma rude de tocar do Texas”.
>> Auder Júnior

“Buddy Guy me influenciou tremendamente com seu timbre, pegada e rítmica inconfundíveis”.
>> Alexandre da Mata

MAIS SOBRE MÚSICA