Rock in Rio começa nesta sexta-feira e mantém formato consagrado

Evento terá noites dedicadas ao pop, rock, R&B, alternativos e metal. Bruce Springsteen e Justin Timberlake são as atrações mais esperadas

por Mariana Peixoto 13/09/2013 07:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Eloy Alonso/Reuters
Conhecido como The Boss, Bruce Springsteen se apresenta na semana que vem no Rio e também faz show em São Paulo (foto: Eloy Alonso/Reuters)
F
oram quatro horas e 15 minutos. Em 4 de abril, os ingressos para o Rock in Rio (RiR) 2013, que começa hoje na Cidade do Rock, Rio de Janeiro, evaporaram em milhares de cliques. Quinhentos e noventa e cinco mil entradas foram vendidas para os sete dias de shows (serão 85 mil pessoas por dia). Tal rapidez só veio confirmar o prestígio do maior festival brasileiro. Ainda que detratores discutam sua escalação, sempre voltada para o consagrado, abrindo pouco espaço para a novidade, não há como negar que o formato é vencedor.


E também não há como discutir a importância de alguns dos headliners desta edição, a quinta no Brasil. Bruce Springsteen havia sido uma promessa de Roberto Medina, criador do RiR. Mais celebrado nos Estados Unidos e na Europa, The Boss, que só esteve no Brasil em 1988, protagoniza, aos 63 anos, shows de mais de três horas. Último grande herói do rock americano, vem promovendo, ao redor do mundo, maratonas que abrangem toda a sua trajetória de maneira verdadeira e irrepreensível. Traz a reboque seu mais recente álbum, 'Wrecking ball' (2012). O show será visto antes em São Paulo. Springsteen se apresenta na quarta-feira no Espaço das Américas, naquele que está sendo lembrado como o primeiro show em anos que ele faz para um público pequeno (serão “apenas” 8 mil pessoas).

Coerente com sua própria história, o RiR leva para o Palco Mundo um tema, por assim dizer, para cada noite. A de hoje é dedicada ao pop radiofônico (Beyoncé, David Guetta); o sábado ao alternativo que chegou ao mainstream (Muse, Florence + The Machine); e o domingo ao R&B (Justin Timberlake, estreando no Brasil, e Alicia Keys). Na próxima semana, a quinta será dedicada ao rock pesado (Metallica, Alice in Chains, Sepultura); a sexta ao pop rock (Bon Jovi, Nickelback); o sábado ao rock (Bruce Springsteen e John Mayer, outro estreante no Brasil); e o domingo ao metal (Iron Maiden e Slayer).

Segundo palco do festival, o Sunset tem uma abertura maior para o novo. Interessante por produzir encontros inusitados, vai reunir gente do quilate de George Benson e Ivan Lins (dia 15, lembrando o primeiro encontro que tiveram na edição de 1985); Ben Harper e o bluesman Charlie Musselwhite (dia 20); e a banda alemã de metal Helloween em show que vai contar com a participação do guitarrista e vocalista Kai Hansen (dia 22), seu ex-integrante.

Rock in Rio começa hoje e mantém formato consagrado com noites dedicadas ao pop, rock, R&B, alternativos e metal. Bruce Springsteen e Justin Timberlake são as atrações mais esperadas

O melhor do primeiro fim de semana

» Hoje

Angélique Kidjo e Living Colour
Beyoncé, depois das duas datas da turnê Mrs. Carter show, já deixou de ser novidade para muita gente. É um show digno de Rock in Rio, com seu sem-número de efeitos, luzes, imagens de última geração. Escalação coerente para uma noite que tem ainda Ivete Sangalo e David Guetta. Mas se for para fugir do pop rebolativo e remar contra a corrente, uma boa opção é conferir a dobradinha Living Colour, veterana e competente banda de rock pesado que se apresenta no Palco Sunset com a cantora beninense Angélique Kidjo (que já cantou ao lado de Bono, Peter Gabriel, Santana e Gilberto Gil). Vai ser a primeira vez que o roqueiro e a cantora fazem show juntos. Em entrevista, afirmaram quem foi Jimi Hendrix que os uniu.

» Amanhã

Florence The Machine
O público indie, que geralmente torce o nariz para o RiR, vai ter na noite de amanhã seu momento no festival. A musa britânica ruiva Florence Welch faz performances energéticas e altamente cenográficas e conseguiu fazer a ponte entre o alternativo e o mainstream. Com apenas dois álbuns, colecionou hits, 'Dog days are over' o maior deles. Toca antes do também britânico Muse, banda com vocação para arena, por vezes um tanto pretensiosa. Mas ao vivo funciona muito bem. E o público mais jovem terá ainda o Twirty Seconds to Mars, encabeçado pelo ídolo Jared Leto.

» Domingo


Justin Timberlake
Dos cabeças de chapa de cada noite, somente o cantor norte-americano é inédito no Brasil. Desembarca no país trazendo seu terceiro álbum, o elogiado 'The 20/20 experience', lançado em março. Álbum classudo, com faixas longas, que bebe tanto em Motown quanto em Frank Sinatra, foi produzido por Timbaland. Timberlake, que não lançava um álbum inédito desde 2006, quando começou a se dedicar ao cinema, deve lançar, neste mês, mais 10 músicas, algumas de material não aproveitado no disco anterior. Também vai sair em turnê mundial no fim de outubro. Ele aproveita a vinda ao país para badalar seu novo filme, Aposta máxima (que estreia em 4 de outubro), sobre empresário que fica preso no universo dos jogos on-line.

Mineiros no festival

O rapper Flávio Renegado abre o Rock in Rio hoje, às 14h40. Ao lado da banda portuguesa Orelha Negra, eles se apresentam no Palco Sunset. No primeiro fim de semana do festival, haverá a presença de outros mineiros. No palco Eletrônico, Anderson Noise toca na madrugada de sábado, a partir da 1h. Já no domingo, Samuel Rosa participa do show de Nando Reis (16h), também no Sunset. Já às 18h30, o Jota Quest abre o Palco Mundo. Na segunda semana do evento, o Sepultura faz dois shows: na quinta, às 18h30, abre o palco principal do evento em apresentação ao lado grupo francês de percussão Les Tambours du Bronx, repetindo dobradinha da edição 2011 do festival. No sábado o Skank toca no Palco Mundo às 18h30 e no domingo, às 19h30, o Sepultura volta ao RiR, só que no Sunset, para se apresentar ao lado de Zé Ramalho.

Rock in Rio no sofá

Na Globo

Nesta sexta-feira, a partir da 0h50; amanhã, a partir da 1h15; domingo, a partir da 0h40


No Multishow
Palco Sunset: a partir das 14h40, na TV e em multishow.com.br/rockinrio. Palco Mundo: nesta sexta-feira a partir das 17h (nos demais dias, a partir das 18h30), na TV

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA