1º Festival Internacional Pianístico tem início nesta sexta-feira e traz artistas internacionais

A pianista francesa Hélène Tysman e a russa Sofya Gulyak irão tocar no evento que ocorre no Teatro Sesiminas

por 13/09/2013 07:49

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Virtuosi/Divulgação
(foto: Virtuosi/Divulgação)

O 1º Festival Internacional Pianístico de Belo Horizonte (Pianofest) traz duas atrações internacionais à cidade: a russa Sofya Gulyak e a francesa Hélène Tysman. Sofya ganhou 16 prêmios, inclusive o prestigiado Concurso Internacional de Leeds, na Inglaterra. Hélène Tysman também venceu certames prestigiados, como o Concurso Internacional Chopin, em Varsóvia, e festivais realizados em Newport (Inglaterra), Darmstadt (Alemanha) e Hong Kong.

As apresentações do Pianofest ocorrerão no Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia), sempre às 20h. Hoje, Sofya Gulyak faz recital, dividindo o palco com o mineiro Jairo Thiersch. Amanhã será a vez de Hélène Tysman, em concerto que contará com o paulista Álvaro Siviero. O repertório reúne peças de Chopin, Liszt, Cziffra, Grünfeld e Ravel, entre outros compositores.

Ederson Urias, diretor do Pianofest, diz que o evento se inspira no Klavier-Festival Ruhr, realizado na Alemanha, e no Festival de La Roque D’Anthéron, na França. “Em 2011, tive a oportunidade de assistir a alguns concertos do La Roque e fiquei impressionado, sobretudo com vários jovens de talento. Tinha consciência do privilégio de estar lá, mas ao mesmo tempo me sentia decepcionado, pois sabia que não existia algo semelhante no Brasil”, conta.

Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada). Alunos matriculados em escolas de música têm entrada franca

Informações no site do evento.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA