Paulistas levam o primeiro lugar no Festival Nacional da Canção

Ao contemplar músicos de vários estados, a 43º edição do evento reforçou sua proposta: abrigar o trabalho de artistas de todo o país

por Estado de Minas 10/09/2013 08:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Febnac/divulgação
Final no Radium Clube Dorense (foto: Febnac/divulgação)
'Because ousa', composta por Dani Black e João Guarizo, de São Paulo, faturou o primeiro lugar na 43ª edição do Festival Nacional da Canção (Fenac), cuja finalíssima foi realizada domingo no Radium Clube Dorense de Boa Esperança, no Sul de Minas. A cantora Duda Brack defendeu a música e os vencedores levaram para casa o Troféu Lamartine Babo.


'Saudade matadeira', composta e interpretada por Diorgem Júnior, de Governador Valadares (MG), ficou em segundo lugar, seguida por Agreste, dos paulistas Luís Dillah, Lou Bertoni e João Aluá, apresentada pelo próprio Dillah.

O quatro lugar foi para a Bahia: 'Agonília' (Achiles Neto e Marcus Marinho). O quinto ficou com Santa Catarina: Pirilume (Rui Vanty Silva e Jackson Moacir Stoffel).

DIVERSIDADE

Ao contemplar músicos de vários estados na finalíssima, o 43º Fenac reforçou sua proposta: abrigar o trabalho de artistas de todo o país. Concorreram nada menos de 3,5 mil canções – 156 foram selecionadas e 30 disputaram as semifinais.

'Minha alma gêmea' (Paulo César Pinheiro/ Eudes Fraga e Evaldo Gouveia) deu a Eudes Fraga o troféu de melhor interpretação. O 43º Fenac distribuiu R$ 200 mil em prêmios para compositores e cantores.

Antes da final em Boa Esperança, etapas classificatórias foram realizadas em várias cidades do interior de Minas Gerais, como Extrema, Formiga, Pouso Alegre, Guapé, Varginha e Três Pontas.

O festival levou várias atrações culturais para essas comunidades, além da disputa do Troféu Lamartine Babo. Tendas abrigaram palcos com espetáculos de teatro, dança, mágica, shows de música popular e recitais de repertório clássico. Organizadores informaram que esses eventos atraíram cerca de 6 mil pessoas.

MAIS SOBRE MÚSICA