Companhia Italiana de Teatro e Ópera se apresenta nesta sexta-feira, em Itabirito

Festival irá passar por mais cinco cidades da Região Central de Minas Gerais. Objetivo é mostrar o teatro cantado para quem nunca teve acesso

por Estado de Minas 06/09/2013 08:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Palco Itália/divulgação
O tenor Massimiliano Barbolini e a soprano Susie Georgiardis (foto: Palco Itália/divulgação)
Se atualmente é vista como espetáculo sofisticado, geralmente associado a plateias elegantes e grandes teatros, a ópera tem o povão em seu DNA. Historiadores apontam sua popularidade entre os séculos 17 e 19: autoridades, elite, classe média e pobres se encontravam nas sessões europeias de teatro cantado, a despeito de o gênero ter surgido para divertir as cortes.

No Brasil, trechos de 'O barbeiro de Sevilha', de Rossini, e a ária 'La donna è mobile', de Verdi, são familiares a todos os tipos de público. O Festival Palco Itália Itinerante, que chega à terceira edição com recitais no interior mineiro, aposta nessa identificação. O projeto já atraiu cerca de 50 mil pessoas em vários estados.

A turnê deste ano começa nesta sexta à noite, em Itabirito. O Gruppo Amarcord – Companhia Italiana de Teatro e Ópera interpretará árias compostas por Verdi, Rossini, Puccini e Reverberi, além de canções tradicionais italianas. O roteiro terá seis cidades da Região Central do estado.

O objetivo é divulgar o “teatro cantado” no país e, sobretudo, apresentá-lo a plateias que ainda não tiveram acesso a seu rico repertório.

O Gruppo Amarcord foi criado em 2000, em Bologna, na Itália. Com seu cabaré lírico, mescla espetáculo teatral e operístico. A turnê reúne Francesco Piacentini (bateria), Andrea Terenziani (baixo), Anatoli Ricci (flauta), Claudio Mattioli (teclado e acordeom) e dois cantores: a soprano brasileira Susie Georgiardis e o tenor Massimiliano Barbolini, que foi aluno de Luciano Pavarotti.

A apresentação desta noite contará com a participação do Coral Canarinhos de Itabirito. O repertório terá também peças compostas pelo maestro Claudio Mattioli, que promete encontro emocionante entre o clássico e o moderno.

GRUPPO AMARCORD

» Sexta
Itabirito. Às 20h, na Praça da Estação

» Sábado
São José da Lapa. Às 18h, na Praça Dumas Chalita

» Domingo
Sabará. Às 18h, na Praça Melo Viana

» Dia 13
Sete Lagoas. Às 20h, Praça da Feirinha

» Dia 14
Mário Campos. Às 21h, na Praça da Matriz   

» Dia 15

Ibirité. Às 19h, no Teatro do Centro Educacional

A entrada será franca. Para mais informações, visite o site do evento.

MAIS SOBRE MÚSICA