Percussionista Evelyn Glennie se apresenta no Teatro Bradesco nesta terça

A artista escocesa desenvolveu método em que capta ondas sonoras do próprio corpo

por Sérgio Rodrigo Reis 20/08/2013 09:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Andy McCreeth/divulgação
(foto: Andy McCreeth/divulgação)

A instrumentista escocesa Evelyn Glennie, de 48 anos, é uma artista plural. Sem discriminar ritmos, estilos e sonoridades, ela vai do pop ao erudito com a mesma desenvoltura.

Artista requisitada em palcos internacionais, Evelyn nunca escutou. Para desenvolver seu trabalho, criou um jeito próprio para captar ondas sonoras por meio do próprio corpo. Esta noite, ela se apresenta no Teatro Bradesco, em Belo Horizonte.

O programa do concerto terá composições próprias, como 'Waterphone improvisation' e 'Orologeria aureola' (parceria com Philip Sheppard). Da obra de Nebojsa Jovan Zivkovic, ela escolheu 'Ilijas'. O compositor Javier Alvarez estará representado com Temazcal. Completam o recital peças de Jacob Ter Veldhuis (Barracuda solo), Astor Piazzolla (Libertango), Askell Masson (Prim), Steve Reich (Clapping music) e Leigh Howard Stevens (Rhythmic caprice).

Percussionista solo, Evelyn Glennie tocou com estrelas do pop como Sting, Elton John e Björk. No cenário erudito, apresentou-se em concertos regidos pelos maestros Seiji Osawa e Yan Pascal Tortelier, entre outros. A instrumentista foi uma das atrações da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado.

“O corpo funciona como se fosse um grande ouvido. Ao usá-lo para captar sons, ele representa para mim uma espécie de sexto sentido”, afirma Evelyn Glennie.

 

SHOW - EVELYN GLENNIE
Data: Terça-feira, 20, às 20h
Local: Teatro Bradesco

Endereço: Rua da Bahia, 2.244, Centro
Telefone: (31) 3516-1360

Ingressos: R$ 50 (inteira)

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA