João Araújo lança dois discos consecutivos e faz parceria com Geraldo Vianna

Em 'Trem' as canções envolvem a temática ferroviária. Já, 'Lagoa do Peixe: a laguna das aves' mostra registros instrumentais do compositor

por Eduardo Tristão Girão 20/08/2013 10:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Gláucia P. Gonçalves/Divulgação
(foto: Gláucia P. Gonçalves/Divulgação)
Nome de destaque no cenário mineiro da viola, o cantor e compositor João Araújo acaba de lançar dois discos numa tacada só. 'Trem', feito com Geraldo Vianna, é curioso apanhado de canções da MPB cujas letras passam pela temática ferroviária ('O trem azul', 'Expresso 2222', 'O trenzinho do caipira', por exemplo). Já 'Lagoa do Peixe: a laguna das aves marca sua estreia com um álbum instrumental, cruzando a viola com ritmos gaúchos, incluindo violão, acordeom e percussão.


“A ideia é brincar com a expressão trem, mas denotar apenas o significado de meio de transporte, que é uma paixão nacional. Foram evitados, propositalmente, nomes como trem de Minas e trem mineiro exatamente pela conotação nacional. Escolhi grandes artistas brasileiros que já fizeram homenagem a esse meio de transporte”, conta o violeiro.

Desta vez, ele deixou a viola de lado para se concentrar nos vocais, ficando Geraldo Vianna responsável pelo violão. A gravação de 'Trem', realizada em Belo Horizonte, levou dois meses. Vianna assina os arranjos.

“A proposta desse painel é uma viagem sonora pela cultura brasileira, enquanto se explora o tema trem. Não à toa, foram selecionados compositores de regiões diversas do país, como Minas Gerais, São Paulo e Bahia”, afirma João.

'Lagoa do Peixe: a laguna das aves', por sua vez, registra temas instrumentais de viola de João, executados com o acompanhamento de músicos gaúchos.

As 11 faixas compõem a trilha sonora original de documentário homônimo do cineasta curitibano Havita Rigamonti. O mineiro teve a companhia de Matheus 7 cordas (violões, baixos e acordeom) e Mauro Rechenmacher (percussão).

Ouça à faixa 'Expresso 222', de João Araújo:

 

 

MAIS SOBRE MÚSICA