Festival Nacional da Canção 2013 recebeu a inscrição de 3,5 mil canções

Evento vai distribuir R$ 200 mil em prêmios

por Simone Lima 16/07/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
O 43º Festival Nacional da Canção (Fenac) recebeu este ano a inscrição de 3,5 mil canções, que vão concorrer ao Troféu Lamartine Babo. A competição, que começa dia 26 em Extrema, no Sul de Minas, distribui R$ 200 mil em prêmios. Realizado em sete cidades, o Fenac representa mais que mera disputa, mas oportunidade de troca cultural, com sons e ritmos de todas as regiões do país.

As músicas classificadas foram divididas em grupos de 26 canções, levadas a cada uma das cidades sedes da competição. Em cada etapa, cinco serão escolhidas pelo júri. Além de Extrema, a disputa ocorrerá em 2 e 3 de agosto, em Formiga; 9 e 10 de agosto, em Guapé; 16 e 17, em Varginha; 30 e 31, em Três Pontas. De 6 a 8 de setembro, o festival vai reunir as 30 semifinalistas, disputando o primeiro lugar em Boa Esperança.

O Fenac é aberto a todos os gêneros musicais. Com apoio das leis federal e estadual de incentivo à cultura, o festival levará arte para as ruas das cidades. Paralelamente às apresentações, será realizado o 4º Festival Nacional da Cultura, abrindo espaço para dança, mágica, música instrumental e erudita nas praças. Segundo o diretor-geral e criador do evento, Gleizer Naves, o objetivo é valorizar a boa música e servir de vitrine aos compositores. “Nosso diferencial é a longevidade – nenhum evento tem tantos anos de vida – e a abrangência, pois compositores de 24 estados se inscreveram este ano”, destaca.

Vencedor de diversos festivais com seu trabalho marcado pela sonoridade nordestina, Eudes Fraga escolheu uma parceria com Paulo César Pinheiro, nome aclamado da MPB. “O Fenac é um dos festivais mais importantes do Brasil”, diz o artista. “Para mim, ele é referência, verdadeira vitrine para os músicos, de onde quer que eles venham. Participar do Fenac é um orgulho.”

MAIS SOBRE MÚSICA