Lady Gaga anuncia 'ARTPOP', álbum e projeto multimídia que estreiam em novembro

Quarto trabalho de estúdio da cantora será acompanhado de aplicativo e exposição

por Bossuet Alvim 12/07/2013 14:54

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Haus of Gaga/divulgação
Primeira imagem de nova fase apresenta artista com visual repaginado (foto: Haus of Gaga/divulgação)
'ARTPOP', assim em letras maiúsculas, é o próximo trabalho de Lady Gaga, que agora tem uma data oficial de lançamento: 11 de novembro. Antes disso, em 19 de agosto, a primeira faixa de trabalho será divulgada. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 12, através dos perfis da artista em redes sociais. Terceiro álbum e quarto lançamento de estúdio da cantora — precedido pelos LPs 'The fame' e 'Born this way', além do EP 'The fame monster' —, o disco será acompanhado por uma extensão multimídia.

 

O time de produtores e artistas que trabalham para sustentar a imagem da popstar, chamada de Haus of Gaga, garante que as novas canções da intérprete de 'Bad romance' serão desenvolvidas e adaptadas sob a forma de aplicativos para plataformas móveis, a exemplo do que Björk produziu para 'Biophilia', em 2011. "O aplicativo é um sistema de engenharia que combina música, arte, moda e tecnologia com uma nova comunidade interativa global", explica o comunicado oficial de 'ARTPOP'.

 

O texto ainda menciona Andy Warhol e promete um paralelo às experiências do artista norte-americano, consagrado no processo de conduzir a cultura pop dos anos 60 e 70 aos ambientes de arte erudita. "Alterando a experiência humana com mídias sociais, nós trazemos ARTculture para o POP", explica a equipe. Na plataforma criada pelo Haus of Gaga, usuários poderão expor projetos próprios e manter contato com outros fãs da artista, batizados por ela de "litte monsters".

 

Descrito como uma jornada da artista em visita a todos os colaboradores com quem já trabalhou, o projeto, segundo Haus of Gaga, "pode significar qualquer coisa". Apesar disso, é interpretado pela cantora como "uma celebração da obssessão", de acordo com o anúncio. 

 

Em 10 de novembro, véspera do lançamento do disco, Gaga será anfitriã de uma exposição que vai reunir trabalhos de sua equipe com contribuições da dupla de fotógrafos Inez van Lamsweerde & Vinoodh Matadin, do diretor e coréografo Robert Wilson, da artista performática Marina Abramovic e do escultor Jeff Koons. 'ARTPOP', o álbum e o aplicativo, entram em pré-venda em 1º de setembro.



MAIS SOBRE MÚSICA