Primeiro registro ao vivo de Paul McCartney pós-Beatles é relançado em edição de luxo

Parte substancial do repertório foi tirada de' Wings over America', álbum que registrou, em quase duas horas, a turnê norte-americana de 1975 e 1976

por Mariana Peixoto 23/06/2013 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Leandro Couri/EM/D. A Press
No show em BH, em maio, McCartney cantou temas que faziam parte do álbum 'Wings over America' (foto: Leandro Couri/EM/D. A Press)
Nas 38 músicas que Paul McCartney apresentou no Mineirão, no início de maio, na estreia da turnê mundial 'Out there!', houve várias novidades, como a inclusão de 'All together now', 'Being for the benefit of Mr. Kite!', 'Lovely Rita' e 'Eight days a week', canções nunca tocadas por ele num show. Mesmo assim – e os fãs que o vêm acompanhando nas peregrinações anuais que o beatle vem fazendo no país desde 2010 sabem –, o grosso do material vem sendo executado continuamente nos últimos anos.
 

Uma parte substancial deste repertório foi tirada de 'Wings over America', álbum que registrou, em quase duas horas, sua turnê norte-americana de 1975 e 1976. Relançado agora com remasterização impecável – disponível para download, CD duplo e três vinis –, o trabalho carrega vários méritos. Entre eles o do primeiro registro ao vivo de McCartney pós-Beatles. O material é farto de canções de seus álbuns anteriores, o regular 'Wings at the speed of sound' (também de 1976, lançado meses antes ao registro ao vivo) e o espetacular 'Band on the run' (1973).
 
O Wings foi formado por McCartney em 1971 – ao longo de uma década, teve vários integrantes (somente Paul, Linda e o guitarrista Denny Laine, do Moody Blues, mantiveram-se em todo o período). Depois do lançamento de 'Wings over America', o grupo fez uma pausa, só voltando à ativa dois anos mais tarde. McCartney é o dono da cena, mas vez ou outra abre espaço para seus companheiros de banda. 'Medicine jar', por exemplo, era do guitarrista Jimmy McCulloch. 

OUSADIA 
Houve algumas novidades para a época, como 'Spirits of ancient Egypt' e 'Soily', que, num gesto ousado, foi escolhida para terminar o show. Mas o que muito se falou na época foi na inclusão de canções dos Beatles ('Yesterday', 'The long and winding Road', 'Blackbird'). 

Quase 30 anos depois, e com as pazes mais do que feitas com o passado, isso é absolutamente normal. No entanto, não poucos anos depois do fim do grupo. O repertório dos Beatles é executado com certa hesitação, algo bem diferente do que fez com 'Maybe I’m amazed', 'Jet' e 'Live and let die', os pontos altos desse registro obrigatório.


MAIS SOBRE MÚSICA