Fafá de Belém aposta no mercado da música religiosa

Cantora lança o EP 'Amor e fé', que traz canções ligadas ao universo católico. Repertório vai de Roberto Carlos a Schubert

por Ailton Magioli 02/06/2013 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Sesc/divulgação
"No Brasil, até Raul Seixas fez 'Ave Maria'", diz Fafá de Belém (foto: Sesc/divulgação)

Filha do Pará, no coração da Amazônia, Fafá de Belém sempre circulou com desenvoltura entre o sagrado e o profano. “Que outra região do país convive com o boi- bumbá de Parintins e a devoção sagrada ao Círio de Nazaré?”, indaga a cantora para justificar a atitude que fez dela nome de destaque no cenário da MPB.

Em plena ascensão do primeiro papa sul-americano, o argentino Francisco, que desembarca no Brasil em julho, Fafá mandou para as lojas o EP 'Amor e fé'. O repertório vai da versão “bossa-novística” da 'Ave Maria', de Franz Schubert (1797–1828), à 'Nossa Senhora', de Roberto e Erasmo Carlos, passando por 'Gracias a la vida', de Violeta Parra, e 'Eu sou de lá', do padre Fábio de Melo.

 “Imagine a cidade onde uma santa se torna chefe de Estado por 15 dias”, afirma Fafá, ao comentar o Círio de Nazaré, cuja procissão anual atrai multidões à capital paraense, sempre no segundo domingo de outubro. Desde os 3 meses de idade ela frequenta a celebração em sua terra natal, considerada a maior manifestação religiosa católica do país.

PRESENTE

Fafá canta Nossa Senhora há algum tempo, apesar de nunca ter gravado a composição de Roberto e Erasmo Carlos. 'Eu sou de lá', revela, foi um mimo vindo do padre Fábio, mineiro de Formiga e fenômeno do mercado fonográfico nacional. “É um presente de aniversário”, revela, contando que doou os direitos da gravação para obras sociais da Arquidiocese de Belém. Fábio de Melo compôs a música em homenagem ao Círio de Nazaré.

A relação de Fafá com 'Ave Maria' é mais antiga: vem desde a visita do papa João Paulo II ao Brasil, em outubro de 1997. “Em julho de 2007, voltei a cantá-la para Bento XVI, na cidade espanhola de Valencia”, lembra. Com arranjo de Cristóvão Bastos, o clássico de Schubert ganhou ares de bossa nova depois de a cantora pedir ao maestro “um olhar de Claus Ogerman”, o arranjador que trabalhou com Tom Jobim nos discos Wave, 'Urubu e Matita perê'. Para  dar conta de todas as notas, ela chegou a fazer aula de canto.

A 'Nossa Senhora' do Rei Roberto é a mais recente Ave Maria composta por um autor popular, defende a artista paraense. “No Brasil, até Raul Seixas fez 'Ave Maria'”, lembra ela, referindo-se à canção 'Ave Maria da rua', lançada pelo roqueiro baiano no disco 'Há 10 mil anos atrás' (1976).

Ao comentar a releitura que preparou para 'Graças a la vida', de Violeta Parra, a cantora paraense destaca a eleição de um papa latino ligado aos pobres e o fato de a Igreja Católica ter acolhido presos políticos em plena ditadura militar brasileira. Para ela, está aí a 'Ave Maria' da América Latina.  Viajando por vários estados com seus shows, Fafá anuncia para julho o início dos ensaios da turnê Amor e fé.

AMOR E FÉ
>> Nossa Senhora
(Roberto e Erasmo Carlos)
>> Eu sou de lá
(Padre Fábio de Melo)
>> Gracias a la vida
(Violeta Parra)
>> Ave Maria
(Franz Schubert, versão de Fafá de Belém e Dudu Falcão)

Universal Music.
Preço médio: R$ 13

MAIS SOBRE MÚSICA