Talento de Emílio Santiago é saudado por cantoras de todas as gerações

Nana Caymmi, Maria Rita, Alcione e outras estrelas lamentam perda do ídolo

por Carolina Braga Eduardo Tristão Girão 21/03/2013 08:34

 Nilton Santos / Divulgação
"Emílio só cantou o amor e a beleza deste país", destacou Alcione sobre o grande amigo (foto: Nilton Santos / Divulgação )
O silêncio de Emílio Santiago – “ave” quase rara no país das cantoras – deixou as colegas inconsoláveis. “Foi-se a voz mais bonita do Brasil. E não é de hoje que estamos perdendo, pois já se foram Wando e Pery Ribeiro. Emílio era uma pessoa jovial, alegre, feliz, que se achava um touro. Nunca o vi se queixar nem de gripe”, lamentou Nana Caymmi.

 

Inconsolável, Alcione declarou: “Como o Brasil vai poder viver sem essa voz? Como vou poder viver sem meu amigo? Emílio só cantou o amor e a beleza deste país”. Aclamado talento da nova geração, Maria Rita – filha de Elis Regina – escreveu no Twitter: “Bacanudos que não o conheciam, por favor, deem uma busca. Afinação e interpretação impecáveis, seus primeiros discos tinham gingado de dar orgulho. Mais um nome para o qual não devemos medir esforços: ele não pode ser esquecido”.

 

Ouça dueto de Alcione e Emílio em 'Flor de lis':

 

A cantora carioca Áurea Martins, de 69 anos, era velha amiga. Os dois se conheceram no extinto programa de calouros 'A grande chance', de Flávio Cavalcanti, nos anos 1970. O bom gosto de Emílio para montar repertório sempre a impressionou. “Tudo em que ele botava o dedo virava ouro. Todos os cantores brasileiros devem tê-lo como referência, ao lado de Wilson Simonal, Orlando Silva e Cauby Peixoto”, conclui.

MAIS SOBRE MÚSICA