Os cantores Bob Tostes e Marcelo Gaz revisitam a obra de Frank Sinatra e Chet Baker

O show será nesta quarta-feira à noite, no Sesc Palladium

por Ailton Magioli 01/08/2012 09:08

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Déia Quintino/Divulgação
Marcelo Gaz e Bob Tostes mostram afinidades no palco. Será que a nova parceria vai virar disco? (foto: Déia Quintino/Divulgação)
 
Pela primeira vez em um espaço do gênero, Sinatra e Chet – Old fashioned reúne Bob Tostes e Marcelo Gaz nesta quarta à noite, no Teatro de Bolso Júlio Mackenzie, do Sesc Palladium, prometendo revelar ao público uma mostra acurada da música norte-americana da primeira metade do século 20. “Frank Sinatra e Chet Baker sintetizam essa música popular americana que é tão rica e duradoura”, afirma Bob, salientando que, mesmo feitas sem pretensão, as canções dos dois mestres foram eternizadas, transformando-se no que pesquisadores e críticos chamam de standards.
Irmã de Bob e também cantora, Suzana Tostes é a convidada dos dois intérpretes, que serão acompanhados de Cristiano Caldas (piano) e Milton Ramos (baixo). Anteriormente apresentado em pequenas casas noturnas da capital, o show teve uma boa repercussão musical e chegou a contar com colaboradores como Célio Balona, Affonsinho, Marcelo Freitas e Roberto Menescal. Segundo Bob, a presença do piano de cauda em cena é uma das vantagens do show no novo espaço. “Vamos ganhar em som e intimismo, além da atenção do público”, afirma.
MEDLEYS Desde, o início, recorda Bob, o projeto propunha uma viagem ao repertório de Chet Baker e Frank Sinatra, com eventuais visitas a autores gravados pelos dois, como Tom Jobim. Na nova apresentação, por se tratar de uma síntese da temporada, Bob diz que prefere limitar o repertório. “Procuramos fazer canções nem tão conhecidas, pérolas pouco divulgadas, usando o formato de medley para reunir duas músicas, uma de Chet e outra de Sinatra, e que não tenham ligação a não ser o tema da letra. Caso de What is this thing called love, de Sinatra, e You don’t know what love is, de Chet.” Na apresentação, Bob e Marcelo se alternam, encerrando o set cantando  juntos.
Apesar dos mais de 30 anos que separam os dois, Bob Tostes, de 64 anos, e Marcelo Gaz, de 30, firmaram uma parceria que, no caso do primeiro, trouxe-o de volta à composição. Além da parceria vocal, os dois são autores das composições dos discos Horizonte e Suspense, que lançaram em 2011 e 2007, respectivamente. “Como intérprete, o Marcelo me traz uma mudança no estilo musical”, confessa Bob, adepto assumido da bossa nova. 
E Bob continua: “Com ele amadureci como intérprete, por ousar mais nos temas e em canções mais densas, além de uma nova abordagem nas letras que, segundo o melodista, com a assinatura de Marcelo passaram a ser mais melancólicas e pesadas”. Apesar de já terem pensado na possibilidade de transformar Sinatra e Chet – Old fashioned em disco, Bob Tostes e Marcelo Gaz deverão entrar em estúdio sim, mas para gravar Jazz em choro, cujo repertório vai reunir clássicos do jazz transcritos para o choro, com letras em português. 
 
BOB TOSTES E MARCELO GAZ – SINATRA E CHET – OLD FASHIONED
Nesta quarta-feira, às 19h, Teatro de Bolso Júlio Mackenzie, 
do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). 
Ingressos a R$ 2. 
Informações: (31) 3214-5350. 


MAIS SOBRE MÚSICA