Morre Jon Lord, um dos fundadores do Deep Purple

Tecladista era um dos mais respeitados expoentes do rock'n roll e heavy metal

por Daniel Seabra 17/07/2012 09:51

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Hermann J. Knippertz/AP
O tecladista Jon Lord foi um dos fundadores do Deep Purple (foto: Hermann J. Knippertz/AP)
O heavy metal está de luto por mais uma perda considerável. O tecladista Jon Lord morreu na segunda-feira, 16, de embolia, aos 71 anos. Ele era um dos mais respeitados músicos do meio do rock e heavy metal, tendo ainda se aventurado com reconhecimento na seara da música de concerto e do jazz. Ele foi um dos fundadores do Deep Purple, ao lado do baterista Ian Paice, que permanece até hoje, além do guitarrista Ritchie Blackmore e do vocalista Rod Evans, que já deixaram a banda. Com o grupo, Lord gravou 16 discos de estúdio. Esteve na banda entre 1968, quando foi lançado o álbum de estreia, Shades of deep purple, e 2002, quando lançaram Abandon.
Neste mesmo ano, decide abandonar a banda, lutando contra um câncer de pâncreas. Na ocasião, postou em seu site oficial, na internet: “Gostaria que todos os meus amigos, seguidores e fãs soubessem que estou lutando contra o cancêr e, por isso, vou interromper minha carreira enquanto faço tratamento em busca da cura”. Em seu lugar entrou Don Airey, que ainda segue com o Purple. 
Lord ainda chegou a tocar com o Whitesnake. Ele era natural da cidade inglesa de Leicester, onde recebeu o grau honorário de doutor em música, em 2011. Com o Purple, veio ao Brasil dezenas de vezes, tendo se apresentado quatro vezes em Belo Horizonte. Era casado com Vickie, irmã gêmea da esposa do baterista Ian Paice, Jacky Paice. Lord deixa duas filhas e uma legião de seguidores do heavy metal órfãos de sua boa música.


MAIS SOBRE MÚSICA