Gorillaz ensinam como se faz uma banda virtual

11/08/2009 11:21
Anthony Harvey/AFP-9/11/01
Damon Albarn cria a música enquanto Jamie Hewlett faz os desenhos animados do grupo Gorillaz (foto: Anthony Harvey/AFP-9/11/01)
Há cerca de 10 anos, Damon Albarn, vocalista da banda britânica Blur, se juntou ao desenhista Jamie Hewlett, criador da heroína dos quadrinhos Tank Girl. Nascia ali o projeto Gorillaz, uma banda virtual que iria contribuir para renovar a música pop, acrescentando hip-hop e eletrônica a uma fórmula bem arranjada. Com uma câmera na mão, o agregado Ceri Levy registrou tudo o que conseguiu acompanhando os dois amigos no período de 2000 e 2006, e o resultado é o documentário Bananaz, que está sendo lançado em DVD pelo selo Parlophone. O vídeo representa bem o estilo de Albarn e sua turma, tudo muito relaxado, com brincadeiras que às vezes beiram a infantilidade. Por trás de tudo isso, artistas talentosos, cada qual em sua área. O coletivo chegou a contar com colaboradores ilustres, como Shaun Ryder (Happy Mondays), Chris Frantz e Tina Weymouth (Talkin Heads, Tom Tom Club), Miho Hatori (Cibo Matto) e Dan the Automator. Foram apenas três álbuns – Gorillaz (2001), Laika come home (2002) e Demon days (2005) –, mais um punhado de coletâneas, singles e EPs, só que ninguém aparecia em cena, além dos quatro personagens animados, cujos traços saíram da prancheta de Hewlett: o vocalista 2D, a guitarrista Noodle, o baixista Murdoc Niccals e o baterista Russel Hobbs. Bananaz mostra extamente o desenvolvimento desta trupe e de seu som. Inclusive revela os esboços feitos por Hewllet, gravações em estúdio com os músicos convidados e dubladores, bastidores de apresentações e de viagens e entrevistas a jornalistas e radialistas. Há ainda as participações especiais, e aí aparecem o cubano Ibrahim Ferrer (morto em 2005) e o ator Dennis Hopper, além da cantora Neneh Cherry, o produtor Danger Mouse, Bootie Brown (Pharcyde) e o trio De La Soul. Como bônus, o DVD inclui uma seção com mais uma hora de extras e que foi batizada The Bananaz Home Movie Club, com os clipes ou trechos de Clint Eastwood, Live in Japan, The sneeze, Hello America, Bill Murray e Food chain. Veja o trailer oficial de Bananaz
Em tempo: as legendas em português são uma atração à parte, em um vídeo muito divertido, que revela a gênese de uma ideia que conquistou um lugar especial no universo pop.


MAIS SOBRE MÚSICA