Ivete Sangalo protesta contra decisão do governo: 'Nosso patrimônio'

Baiana se juntou a Gisele Bündchen na lista de artistas que desaprovaram medida assinada por Michel Temer

por Diário de Pernambuco 25/08/2017 10:09
TV Globo/Divulgação
Cantora baiana usou as redes sociais para protestar. (foto: TV Globo/Divulgação )
Por meio das redes sociais, Ivete Sangalo protestou contra a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), criada em 1984, assinada nesta quinta-feira, 24, por Michel Temer.
 
O espaço consiste em uma área de mais de 47 mil quilômetros quadrados demarcada entre os estados do Amapá e Pará. ''Quanta notícia difícil de aceitar. Brincando com o nosso patrimônio? Que grande absurdo. Tem que ter um basta'', escreveu a cantora baiana no Instagram.  

A modelo Gisele Bündchen também se manifestou em oposição ao decreto, já publicado no Diário Oficial da União. ''Vergonha! Estão leiloando nossa Amazônia! Não podemos destruir nossas áreas protegidas em prol de interesses privados'', disse ela no Twitter ao compartilhar a notícia da World Wide Fund for Nature (WWF), organização internacional que combate a desmatação e investe na recuperação ambiental. 
 
Com a ocorrência de cobre, ouro, manganês, ferro e outros minérios na área da Renca, a atividade extrativista foi proibida na área em 1984 pelo governo de João Figueiredo. Apenas a Companhia Brasileira de Recursos Minerais (CPRM - Serviço Geológico Brasileiro) e empresas autorizadas podiam explorar a área.
 
Estão presentes no espaço sete unidades de preservação, seja uso sustentável, como a Reserva Extrativista Rio Cajari, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, Floresta Estadual do Amapá e Floresta Estadual do Paru, de proteção integral (Estação Ecológica do Jari, Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e Reserva Biológica de Maicuru) ou terras indígenas Rio Paru.  

Confira a publicação de Ivete:

Quanta notícia difícil de aceitar. Brincando com o nosso patrimônio? Que grande absurdo. Tem que ter um basta .

Uma publicação compartilhada por Veveta (@ivetesangalo) em

 

MAIS SOBRE MEXERICO