Atores participam de beijaço contra a LGBTfobia

Leandra Leal, Mariana Ximenes, Guilherme Weber, Taís Araújo, Paolla Olveira, Cauã Reymond e Monica Martelli fizeram publicações contra o governo russo

por Diário de Pernambuco 08/05/2017 15:26
 Instagram/Reprodução
Leandra Leal e Mariana Ximenes, Wagner Moura e Guilheme Weber e Aline Dias e Patrícia França protagonizaram beijos (foto: Instagram/Reprodução)
Leandra Leal, Mariana Ximenes, Guilherme Weber, Taís Araújo, Paolla Olveira, Cauã Reymond, Monica Martelli e outros atores aderiram à campanha virtual contra a LGBTfobia e a repressão promovida pelo governo russo. Um dos primeiros foi Weber, que compartilhou uma imagem com Wagner Moura, extraída do espetáculo Os solitários, na sexta-feira, e convocou seguidores para o beijaço. A hashtag #Kiss4LGBTQRights contou com apoio de famosos e anônimos.

"No dia do silêncio, HOLOFOTES contra quem tenta silenciar o amor! Sejamos nós, o país que mais mata LGBT no mundo, ou o governo russo, que tenta calar com prisões, campos de concentração e tortura física e psicológica. Não se cale! Poste você também um beijo e marque o Kremlin na localização do Instagram com as hashtags da campanha. O amor é livre! #NãoSilencieOAmor #Kiss4LGBTQRights Nessa foto do filme O uivo da gaita, estou com a @marixioficial, minha amiga incriveland", escreveu Leandra Leal, na legenda.

A atriz carioca estreou na direção com o longa-metragem Divinas divas, sobre oito travestis paulistas e as lutas enfrentadas por elas ao longo de mais de 50 anos de carreira. Rogéria, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Marquesa, Brigitte de Búzios, Eloína dos Leopardos e Jane Di Castro iniciaram o trabalho durante a ditadura militar, quando a atividade era alvo de censura. O filme contempla depoimentos delas e trechos da peça homônima, encenada no Teatro Rival, espaço mantido pela família de Leandra e administrado por ela desde o fim do ano passado.

A atriz Bárbara França publicou a imagem de um beijo em Aline Dias, protagonista de Malhação: Pro dia nascer feliz. "E no #DiaDoSilencio não vamos silenciar o amor! NÃO a qualquer forma de preconceito, NÃO à homofobia, NÃO ao ódio, NÃO ao desrespeito , mas SIM a todas as formas de AMOR! #NaoSilencieOAmor #Kiss4LGBTQrights", defendeu.

"Amar é lindo. Amar é livre! Mas em alguns lugares do mundo essa é uma condição limitada. Na Rússia, existem leis que proíbem a homossexualidade e qualquer manifestação em defesa da liberdade sexual. Em locais como a Chechênia há relatos de campos de concentração, para onde gays são levados e torturados. Hoje, no dia do silêncio, vamos mandar muito amor para essas pessoas que não podem ser quem são. Poste uma foto de um beijo, marque Kremlin na localização e use as tags #Kiss4LGBTQrights e #NãoSilencieOAmor, grite para e com o mundo que amar é tudo de bom. Essas maravilhosas na foto são a @lelagomes e @giordannaforte".

MAIS SOBRE MEXERICO