Globo suspende José Mayer de novas produções por tempo indeterminado

A decisão da emissora foi em resposta à denúncia de assédio e abuso sexual feita pela figurinista Susllem Meneguzzi, a quem a emissora pediu "sinceras desculpas" por ter vivido "situação inaceitável"

por Estado de Minas 04/04/2017 15:13

Globo/João Miguel Júnior
O ator admitiu suas atitudes machistas e desrespeitosas em carta aberta (foto: Globo/João Miguel Júnior)
A Rede Globo suspendeu o ator José Mayer de novas produções dos Estúdios Globo por tempo indeterminado. A decisão da emissora foi motivada em resposta à denúncia de assédio e abuso sexual feita pela figurinista Susllem Meneguzzi, de 28 anos. Na última sexta-feira, 31, a funcionária publicou um texto no blog #AgoraÉQueSãoElas, relatando detalhes dos episódios vividos nos bastidores da novela A lei do amor

 

A TV Globo divulgou o seguinte comunicado:

 

"Em relação à denuncia de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Susllen Tonani, a Globo reafirma o teor da nota divulgada na última sexta-feira, quando afirmou que o caso foi apurado e que as devidas providências estavam sendo tomadas. Naquela nota, a emissora enfatizou que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente  de harmonia de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Esta convicção da Globo foi reafirmada para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite, quando a emissora informou que, apurado o caso, tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos Estúdios Globo por tempo indeterminado. O ator foi notificado na segunda-feira dessa decisão.  Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres "Mexeu com uma, mexeu com todas", a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa. O ator José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e às artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar. A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo. E, por essa razão, pede a ela sinceras desculpas."

 

Na manhã desta terça-feira, 4, José Mayer admitiu suas atitudes machistas e desrespeitosas em carta aberta enviada à revista Veja. "Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito. Sou responsável pelo que faço", escreveu ele.

 

Às 10 horas, atrizes, figurinistas e outras funcionárias da Globo se manifestaram em apoio à figurinista Susllem. Personalidades como Mônica Iozzi, Taís Araújo, Fernanda Lima, Cleo Pires, Drica Moraes e Camila Pitanga estão participando da campanha, cujo mote é "Mexeu com uma, mexeu com todas. #ChegaDeAssédio". Tainá Muller, Alice Wegmann, Sophie Charlotte e Mariana Ximenes são apenas mais alguns dos exemplos das mulheres que aderiram à manifestação. Até as 10h20 desta manhã, já eram mais de 6 mil publicações com a hashtag da campanha.

 

MAIS SOBRE MEXERICO