Cartas de Jackie Kennedy a pretendente britânico são leiloadas

Colecionador pagou 100 mil libras pelas 18 missivas da ex-primeira-dama americana a embaixador em Washington que lhe propôs 'um casamento secreto'

por AFP 29/03/2017 18:34

AFP
Jackie Kennedy recusou proposta de embaixador (foto: AFP)

As cartas de Jackie Kennedy a um diplomata britânico que a pediu em casamento anos depois do assassinato de seu marido, o presidente americano John F. Kennedy, foram compradas por 100 mil libras nesta quarta-feira num leilão em Londres.


A correspondência entre Jackie Kennedy e David Ormsby Gore, embaixador britânico em Washington durante a Presidência de Kennedy, explica os motivos pelos quais ela não quis se casar com ele.  Nós conhecemos tantas coisas juntos, e compartilhamos, e perdemos tanto juntos - embora não seja como você deseje agora - espero que o vínculo de amor e dor não se rompa nunca", escreveu Jackie a Ormsby Gore após sua proposta de casamento em 1968.


"Você é como meu querido, querido irmão - e mentor - e a única personalidade original que conheço, como era para Jack (Kennedy)", acrescentou a ex-primeira-dama. Ormsby Gore sugeriu a Jackie Kennedy "um casamento secreto" no verão daquele ano, e confessou em outra carta que a rejeição da viúva era "insuportável".


Sua esposa morreu em um acidente de carro em 1967 e Jackie, cujo primeiro marido foi assassinado em 1963, lhe escreveu para desejar pêsames. "Faria qualquer coisa para tirar sua angústia", escreveu ela ao embaixador.


Jackie se casou com o magnata grego Aristóteles Onassis, e explicou as razões a Ormsby Gore na última carta que enviou a ele. "Se algum dia eu encontrar algum consolo e conforto, será com alguém que não fez parte do meu mundo passado e doloroso".


As 18 cartas de Jackie a Ormsby Gore foram enviadas ao longo de cinco anos - entre o assassinato do presidente, em 1963, e seu casamento com Onassis, em 1968.

MAIS SOBRE MEXERICO