Youtuber é acusado de maus tratos com peixes

Proprietário do Canal DVC, Danilo Vieira aparece se divertindo enquanto se fotografa embaixo d'água e manuseia os animais com as mãos

por Diário de Pernambuco 03/02/2017 17:37

Youtube/Reprodução
Danilo Vieira pousa para vídeo com animais no banheiro (foto: Youtube/Reprodução)
O youtuber Danilo Vieira, do canal de variedades DVC, se tornou alvo de críticas e acusações de maus tratos aos animais nesta semana, após publicar um vídeo em que aparece mergulhando com peixes ornamentais em um box de banheiro. Na publicação, Danilo se diverte ao manipular os animais enquanto posa para fotos.

Segundo Danilo, a ideia do vídeo surgiu após assistir pessoas inundando o box para tomar banho. Em uma campanha para conseguir curtidas em seu canal, ele decide ir além e se propõe mergulhar com pequenos peixes ornamentais, transformando o espaço em uma simulação de aquário gigante.

Na publicação, o youtuber mostra o passo a passo do projeto, em que utiliza fitas para vedadação do vidro, enche-o com água do chuveiro e mergulha com cerca de seis peixes da espécie kinguio - o popular "peixinho dourado. Em determinado momento, Danilo aparece manuseando os animais com a mão fora da água. "Se esse vídeo chegar a 50 mil likes, eu irei fazer outros desafios aleatórios", afirma.

Desde a publicação, realizada na última quarta-feira (1), diversos usuários da rede vêm criticando a atitude. "Quem conhece os peixes e estuda sobre eles sabe o quanto eles sofreram nesse vídeo. Tem vários erros graves, entre eles estão o cloro que vem da água de torneira e os resíduos químicos que ficam no piso do banheiro", alerta um usuário.

O site dedicado ao aquarismo - criação de peixes ornamentais em espaços que reproduzem habitats naturais - Aquaa3 foi mais além, e criou uma campanha para denunciar a publicação e retirar o vídeo do ar. No texto, são apresentados argumentos sobre o porquê da "brincadeira" ser considerada como maus tratos aos animais, e explica que, para se manter peixes ornamentais é necessário simular todo o ambiente aquático em que ele viveria na natureza.

"Esse cidadão do vídeo que viemos aqui denunciar trata os peixes como quaisquer outros brinquedos inanimados, desrespeitando a vida. Além do que, os maltrata manipulando-os grosseiramente para fotografar-se numa situação, por ele considerada, engraçada: nadar com peixes dentro de um box inundado", critica o texto.

"Assim ressaltamos que para manipular peixes ornamentais devemos seguir princípios básicos, tanto para com o ambiente em que iremos mantê-los, com acessórios necessários para manter a qualidade do ambiente aquático, como também devemos ter cuidado ao manusear os animais, tocando-os minimamente, estressando-os menos ainda e ao final, obtendo o resultado esperado, um aquário equilibrado com os animais vivendo eticamente bem", continua a Aquaa3.

 

Confira o vídeo:

 

MAIS SOBRE MEXERICO