Caetano Veloso, Chico Buarque, artistas e intelectuais brasileiros assinam manifesto contra afastamento de Dilma

Camila Pitanga, Dira Paes e Paulo Betti são alguns dos outros signatários

por Diário de Pernambuco 29/08/2016 10:40
Montagem/DP
Chico Buarque acompanha julgamento de Dilma em Brasília. (foto: Montagem/DP)
 
Baseada nas palavras de Wagner Moura, uma carta em apoio à permanência de Dilma Rousseff na presidência da república foi divulgada neste domingo, 28, com adesão de diversos artistas, jornalistas e intelectuais brasileiros. No total, 41 nomes assinam o manifesto; dentre eles, os de Chico Buarque, Cateano Veloso, Dira Paes, Camila Pitanga e Paulo Betti.

O texto foi publicado em português e inglês e pontua que ''o Brasil vive um dos momentos mais dramáticos de sua história com a proximidade da votação final sobre o impeachment da presidenta Dilma Rousseff''. Com um apelo para que ''senadores respeitem o resultado das eleições de 2014'', a publicação argumenta que não houve crime de responsabilidade e por isso o impeachment se trata de uma manobra política. 

''Os senadores que defendem o impeachment ficarão marcados na história por protagonizar o ataque mais cruel à nossa democracia desde o golpe militar de 1964. A história cobrará explicações, já que não existe base legal para justificar o impeachment'', diz o material. O cantor Chico Buarque, já conhecido como apoiador de Rousseff, está em Brasília nesta segunda-feira, 29, para a votação do afastamento no Senado. 

 
Na última quarta-feira, 24, artistas e intelectuais estrangeiros divulgaram um texto semelhante em que afirmam se solidarizarem com ''colegas artistas e com todos aqueles que lutam por democracia e justiça no Brasil''. Dentre as 22 pessoas que assinaram, estão o cineasta Oliver Stone, o ator e músico Viggo Mortensen e o ator e diretor Danny Glover.

Confira o manifesto dos brasileiros: 

''Artistas e Intelectuais brasileiros pedem que senadores respeitem o resultado das eleições de 2014

O Brasil vive um dos momentos mais dramáticos de sua história, com a proximidade da votação final sobre o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O mundo assiste com preocupação a essa ameaça à democracia, como no caso de nossos colegas do Reino Unido, Estados Unidos, Canada e Índia, que publicaram uma declaração alertando que o impeachment representaria 'um ataque as instituições democráticas', que levaria ao retrocesso econômico e social.

Os senadores que defendem o impeachment ficarão marcados na história por protagonizar o ataque mais cruel à nossa democracia desde o golpe militar de 1964. A história cobrará explicações, já que não existe base legal para justificar o impeachment.

De acordo com o Ministério Público Federal, a presidenta Dilma Rousseff não cometeu crime. Por isso, seu afastamento é claramente uma manobra política para tomada de poder sem a aprovação das urnas.

Esse ataque aos processos democráticos representa uma ameaça aos direitos humanos e levará o Brasil a uma situação de maior instabilidade política e desigualdade social e econômica.''

O ator Wagner Moura afirmou: "Estamos profundamente agradecidos por essas importantes palavras de apoio de nossos colegas na Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá e Índia. Os políticos corruptos que lideram a articulação para depor Dilma têm de saber que há um holofote internacional iluminando suas ações. Se eles derem continuidade ao seu plano, serão lembrados pela história como os responsáveis pelo mais sinistro ataque à democracia desde o Golpe de 1964''.

A manifestação de Wagner Moura contra o impedimento de Dilma recebeu adesões de:

1. Adair Rocha, professor
2. Aderbal Freire Filho, diretor teatral
3, Alice Ruiz, poeta
4. André Lázaro, professor
5.Augusto Sampaio, professor
6. Bete Mendes, atriz
7. Biel Rocha, militante de direitos humanos
8. Caetano Veloso, compositor e cantor
9. Camila Pitanga, atriz
10. Carla Marins, atriz
11. Cecília Boal, psicanalista
12. Cesar Kuzma, teólogo e professor
13. Célia Costa, historiadora e documentarista
14. Charles Fricks, ator
15. Chico Buarque, compositor e cantor
16. Clarisse Sette Troisgros, produtora
17. Cristina Pereira, atriz
18. Dira Paes, atriz
19. Dulce Pandolfi, cientista política
20. Eleny Guimarães-Teixeira, médica
21. Generosa de Oliveira Silva, socióloga
22. Gilberto Miranda, ator
23. Gaudêncio Frigotto - escritor e professor
24. Isaac Bernat, ator
25. José Sérgio Leite Lopes, antropólogo
26 Julia Barreto, produtora Julia Barreto
27. Jurandir Freire Costa, psicanalista e professor
28. Leonardo Vieira, ator
29. Leticia Sabatella, cantora e compositora
30. Luis Carlos Barreto, cineasta e produtor
31. Luiz Fernando Lobo, diretor artístico
32. Marco Luchesi, poeta e professor
33. Maria Luisa Mendonça, professora e jornalista
34. Marieta Severo, atriz
35. Paulo Betti, ator
36. Ricardo Rezende Figueira, padre e professor
37. Roberto Amaral, escritor
38. Sílvia Buarque, atriz
39. Tuca Moraes, atriz e produtora
40. Virginia Dirami Berriel, jornalista
41. Xico Teixeira, jornalista

MAIS SOBRE MEXERICO