Cirurgia para afinar rosto feita por atrizes de Hollywood, bichectomia se populariza no Brasil

Com corte de um centímetro na região interna das bochechas, retira-se a bola de Bichat, estrutura gordurosa intramuscular. Angelina Jolie é uma das adeptas

por Agência Estado 18/07/2016 15:25
AFP PHOTO / MARK RALSTON
(foto: AFP PHOTO / MARK RALSTON )
Gordura localizada é uma expressão que causa arrepio em quem vê nos corpos sarados e enxutos o verdadeiro padrão de beleza atual. Especialmente se ela estiver nos lugares mais visíveis possíveis. Por exemplo, no rosto. Por isso, tem se tornado popular um procedimento médico que permite a retirada do acúmulo de gordura das bochechas. A técnica, conhecida por "bichectomia" é famosa entre atrizes de Hollywood, como Angelina Jolie, que ostentam rostos delineados.

O cirurgião plástico brasiliense Sérgio Morum explica o procedimento: "É realizado um corte de um centímetro, na região interna das bochechas, para a retirada da Bola de Bichat, que é uma estrutura gordurosa presente entre dois músculos responsáveis pela mastigação. Como consequência, o rosto fica com um visual mais fino", diz.

Morum conta que não há grandes critérios para se realizar a cirurgia. "Ela é feita para fins estéticos. O cirurgião avalia o rosto do paciente, já que não é possível detectar a Bola de Bichat por exames. No momento, ele identifica onde está localizada a gordura, e a retira. Não é necessário realizar um segundo procedimento, visto que essa gordura é acumulada no rosto apenas uma vez", afirma.

A recuperação, segundo o médico, é curta e rápida. "Por ser um procedimento simples, o prazo de recuperação também é, de uma semana, apenas. No primeiro dia, o paciente precisa cumprir uma dieta líquida fria ou gelada, e, no segundo, apenas dieta pastosa macia, como arroz e frango. Durante a recuperação, não é indicada a realização de atividades físicas", afirma.

Na lista de celebridades que já aderiram à bichectomia estão ainda Kim Kardashian, Megan Fox e Jennifer Aniston. No Brasil, Glória Pires já realizou o procedimento em busca de um rosto mais fino.

MAIS SOBRE MEXERICO