Judd Apatow é o nome por trás das comédias mais bem-sucedidas atualmente

Produtor e diretor traça perfil da geração Y em produções como 'Gilrs'

por Correio Braziliense 29/02/2016 16:41
AFP PHOTO / FREDERIC J. BROWN
(foto: AFP PHOTO / FREDERIC J. BROWN)
Assim como George Lucas definiu uma geração com American grafitti e John Hughes, a seguinte com Clube dos cinco, A garota de rosa schocking e Curtindo a vida adoidado, o produtor, diretor e roteirista Judd Apatow é responsável por trazer as angústias da geração Y para o mundo da ficção. Apatow é a mente por trás dos seriados Girls, da HBO, e Love, do Netflix.

A principal habilidade do americano é encontrar jovens talentos da comédia e transformá-los em estrelas. Jonah Hill, Jason Segel, Seth Rogen, Lena Dunham e Amy Schumer são alguns dos nomes descobertos pelo diretor e que hoje fazem parte do primeiro escalão de Hollywood. No entanto, em entrevista à publicação americana Esquire, Apatow afirmou não suportar pessoas que o procuram com esperanças de se tornarem a “próxima revelação”.

No início da carreira, quando trabalhava como roteirista de The Larry Sanders show (um típico sitcom da década de 1990), ele recebeu um conselho marcante de um colega. “Quanto mais pessoal é, mais universal será”, disse o escritor Garry Shandling ao novato. A fase de desenvolvimento dos roteiros assinados por Apatow tende a durar anos e anos.

Nos projetos televisivos do produtor, os personagens criados não apelam ao público por serem heróis em lutas contra o mal. Pelo contrário, em sua maioria, são pessoas mesquinhas, egoístas, cheias de defeito, mas muito senso de humor. Nas palavras de Judd Apatow, “são gente como a gente”.

MAIS SOBRE MEXERICO